EVENTO: Lançamento de vinhos top de quatro diferentes terroirs do Norte chileno produzidos pela vinícola De Martino contando com a presença do competente enólogo Marcelo Retamal. Local: Enoteca Decanter Rua Joaquim Floriano, 838 – Itaim Bibi – São Paulo.
QUANDO: 26/10/09
IMPORTADORA: – IMPORTADORA DECANTER Rua Joaquim Floriano, 838 – Fone: (011) 3073-0500 (011) 3073-0500 www.decanter.com.br
VINHOS APRESENTADOS
1) De Martino Single Vineyard “Parcela El Mariscal” Cabernet Sauvignon 2007 – Edición Especial 75 Años
2) De Martino Single Vineyard “Alto Los Toros” Syrah 2007
3) De Martino Chardonnay Single Vineyard Quebrada Seca 2008
4) De Martino Legado Syrah 2007
DESTAQUE DO EDITOR: Cada vez que Marcelo Retamal vem para o Brasil e somos convidados para o lançamento de seus vinhos, entendo porque o Chile vem surpreendendo cada vez mais o mundo com seus maravilhosos vinhos. Devo admitir que suas apresentações são verdadeiras aulas de como se produzir vinhos. A preocupação com as novas regiões, como e com qual variedade melhor irá se adaptar nestas terras, como poderá ser atingido o perfil de vinhos que querem produzir, enfim como criar um Terroir!!! Este é o ponto. É realmente um prazer escutar o Marcelo e apreciar seus vinhos, sempre bem cuidados pelo amigo Adolar e sua equipe em sua exemplar importadora Decanter.
Nesta ocasião o Marcelo alem de nos deliciar com o Cabernet “Parcela El Mariscal” produzido com uvas do Maipo Valley nos apresentou mais 3 vinhos de diferentes áreas do norte do Chile . Um Syrah de Choapa Valley, um Chardonnay de Limari Valley e um Syrah de Elqui Valley .
Mais uma vez terei que destacar dois exemplares, pela alta qualidade dos vinhos apresentados, mas especialmente pelo meu favorito ter sido um vinho “Edição Especial” o que não mais deve ocorrer.
De Martino Single Vineyard “Parcela El Mariscal” 2007 – Feito com uvas desta nobre parcela localizada próxima aos vinhedos dos ícones Don Melchor e Almaviva. O vinho apresentou cor rubi de alta concentração e sem halo. Predominantemente frutado, ameixas, pimentão, erva doce, toque balsâmico complementado por tostado muito agradável. Na boca muito macio e estruturado, ótima acidez, taninos finos, persistência longa, e retrogosto balsâmico. Definitivamente lembrava um Bordeaux. Dei a ele 89 pontos.
Meu outro destaque foi para o De Martino Single Vineyard “Alto Los Toros” Syrah 2007 um delicioso e fresco Syrah produzido com uvas do Vale de Elqui de um vinhedo localizado a 2 mil metros de altura. Ainda rubi violáceo de muito alta concentração de cor e sem halo. Frutado, com cereja, forte mineral, mentol e agradável tostado. Vinho muito elegante na boca pedindo comida, boa acidez, taninos finos, corpo médio para longo, persistência longa e retrogosto bem frutado. Dei a ele 87 pontos.