A CALITERRA ATINGIU O CENIT COM SEU NOVO VINHO

Com muita satisfação participei no último dia 13 de Julho de uma degustação vertical dos vinhos chilenos CENIT da vinícola Caliterra na churrascaria Fogo de Chão, a convite da Importadora DECANTER do nosso caro amigo Adolar. A apresentação dos vinhos coube ao enólogo Sergio Cuadra que comandou ainda um “blending session” onde os convidados fizeram seu próprio assemblage com amostras de uvas varietais que serão utilizadas pelo próprio Sergio para desenvolver seu CENIT da safra 2009. A linha CENIT é o topo da pirâmide no que diz respeito a qualidade dentro da Caliterra. A empresa vem se destacando por processos que tem como base o respeito ao meio ambiente e a preocupação social e empreendido um grande esforço no sentido de desenvolver um protocolo para a certificação de Vinhas Certificadas em Sustentabilidade e recentemente ganhou o apoio oficial Wines of Chile e da Universidade de Talca que adotaram o processo oficialmente para todo o Chile. Meus parabéns a todos pela visão de futuro da empresa.
A vertical de CENIT contou com as seguintes safras 2005,2006, 2007,2008 que descrevo abaixo:
CENIT 2005 – Um corte de 60% de Cabernet Sauvignon, 30% de Malbec e 10% de Petit Verdot com 14,8% de álcool, afinado por 18 meses em barricas sendo que 75% de francesas e 25% de americanas – Violáceo de média para alta concentração, sem halo. Olfativamente complexo, frutas compotadas lembrando cereja e marmelo,tabaco, café, toque mentolado e um leve floral lembrando lavanda. Na boca boa acidez, taninos firmes ligeiramente ásperos, corpo e persistência longa e retrogosto frutado com toque de café. NOTA 88/100.
CENIT 2006 – Um corte de 53% de Cabernet Sauvignon, 27% de Malbec e 20% de Petit Verdot com 15 % de álcool, e 18 meses de afinamento em barricas. – Viláceo sanguinolento, alta concentração, sem halo. Olfativamente complexo, frutas vermelhas maduras, framboesa, toques florais, minerais lembrando pedra de isqueiro e toque lácteo. Na boca, ótima acidez, taninos finos, corpo e persistência  longa e retrogosto frutado, mesmo sendo mais alcoólico do que o 2005 eu achei o vinho mais equilibrado e certamente pronto para beber. NOTA 90/100.
CENIT 2007 – Um corte de 41% de Cabernet Sauvignon, 39% de Malbec e 20% de Petit Verdot com 14% de álcool, afinado por 18 meses em barricas sendo que 90% de francesas e 10% de americanas  – Violáceo, média concentração, sem halo. Mesmo que inicialmente fechado, com o passar do tempo abriu e apresentou-se como o mais complexo entre os vinhos provados. Predominantemente floral, toque mineral, frutas lembrando cereja, terroso, especiarias e ligeiro lácteo. Na boca mais elegante que os anteriores, ótima acidez, taninos doces, estruturado e com persistência longa, retrogosto frutado com toques de café. Um vinho de guarda que ainda vai melhorar onde a elegância das barricas francesas fez a diferença. NOTA 91/100.
CENIT 2008 – Um corte 15% de Cabernet Sauvignon,33% Malbec, 33% Petit Verdot, e 19% Carmenere, com 14,5% de álcool e 20 meses de barrica sendo 81% francesa e 19% húngara. – Violáceo, média concentração, sem halo. Olfativamente ainda muito fechado, mas já mostrando uma personalidade mais austera, e grande complexidade, frutado, ameixa, floral, toque balsâmico, terroso, e tostado agradável. Na boca boa acidez, taninos finos, ainda verdes, corpo médio, persistência longa e final de boca marcado por terciários. Este vinho realmente promete. NOTA 88/100.
No Blending session fomos divididos em grupos de três pessoas e recebemos amostras de quatro varietais, as quais provamos e tentamos fazer um corte que nos parecesse o mais correto. Meu grupo contou com a presença de Sérgio Inglês de Souza, Ney Alves e sugerimos um corte com 60% de Cabernet Sauvignon, que era dos quatro exemplares servidos o mais macio e pronto, 20% de Petit Verdot para dar nervos ao nosso corte, e 10% Malbec e 10% de Carmenere. Infelizmente nosso exemplar mesmo estando muito bom não foi o ganhador, gloria esta que coube ao vinho elaborado pelo grupo do Álvaro Galvão, Ennio Federico e Cris Couto. Parabéns aos amigos pelo vinho e aos organizadores pela deliciosa brincadeira.

Deixe um comentário