Matarromera uma vinícola focada na inovação



Caros leitores primeiramente, devo me desculpar por estar um pouco atrasado com minhas matérias, e que a vida está realmente corrida. Na semana passada fomos convidados pela Importadora Grand Cru para participar de prova de vinhos em sua nova loja localizada na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 1780, onde nos foram apresentados os vinhos da Bodega Matarromera através dos espanhóis Remi Sanz (Diretor de Comunicação) e Gabriel Martinez (Export Manager) que estavam de passagem pelo Brasil especialmente para a divulgação de seus vinhos. Durante a apresentação da casa, que nasceu em 1988, mas só veio a produzir sua primeira colheita em 1994 e que em curto espaço de tempo já conta com sete vinícolas em quatro diferentes regiões da Espanha, a saber: Ribera Del Duero, Rueda, Toro, e Cigales. Diferentes estilos e públicos alvos são o foco do conglomerado, destacando-se a Matarromera pela tradição, a Emina pela modernidade, e a Rento por ser produtor de vinhos de autor.

A empresa investe 30% de seu faturamento em pesquisas e muitos resultados já podem ser explorados, como; Vinho sem álcool destinado aos mercados muçulmanos, extração de polifenois das uvas que posteriormente podem ser utilizados em sua empresa de cosméticos (Esdor) ou mesmo para aumentar os polifenois de alguns de seus vinhos, tornando os mesmos ainda mais saudáveis, e finalmente a retirada das Histaminas que, de acordo com Remi, causam a dor de cabeça após a ingestão de muito vinho que contenha a substância. Realmente muito interessante o foco da empresa na pesquisa, certamente esta linha de pensamento trará resultados que poderá colocá-los em posição de destaque como produtores de vinhos únicos muito em breve.

Durante esta  apresentação provamos os vinhos mais básicos da empresa mas que agradaram bastante, vamos a eles:



Emina Verdejo Rueda 2009 – Varietal 100%  Verdejo  com 12,5% de álcool, produzido com uvas de parreirais com 10 anos de vida, sem fermentação malolática ou maturação em barricas.Preço 29,00. – Palha verdeal, brilhante. Olfativamente limpo, floral, banana, casca de limão, e toque herbáceo lembrando grama cortada. Na boca ótima acidez, bom corpo e persistência com retrogosto floral. Vinho muito agradável a um preço tentador. NOTA 83/100.




Emina Prestigio 2007 Rueda– Varietal 100% de Tempranillo conhecida na região como Tinta Del Pais, que matura por 16 meses em barricas francesas da Allier. Preço 98,00. – Rubi extra tinto, sem halo. Olfativamente marcado por frutas, cereja, herbáceos, como menta, ervas de tempero, e aromas terciários, como café, especiarias. Na boca potente, boa acidez, taninos finos, ainda ligeiramente verdes, ligeiro toque alcoólico e retrogosto frutado. Um vinho de concepção moderna, mas muito agradável. NOTA 87/100.




Matarromera Crianza Ribera Del Duero 2007 – Varielal 100%  Tempranillo com 12 meses de barrica americana. Preço R$ 95,00. – Rubi, média concentração, sem halo. Frutado, ameixa, chá mate, terroso, pimenta preta e toque de baunilha. Na boca ótima acidez, taninos finos, bom corpo e persistência, retrogosto frutado. Um vinho elegante. NOTA 87/100.




Mattaromera  Reserva  Ribera Del Duero 2005 – Varietal 100% Tempranillo com 18 meses de barricas americanas e francesas. Preço 145,00. Rubi, alta concentração, leve halo. Olfativamente austero, floral, violeta, frutas negras, ameixas, tostado, café, couro e alcaçuz. Na boca ótima estrutura com tripé correto, acidez correta, corpo e persistência longa, e final de boca frutado com toque de especiarias. Um vinho clássico com preço honesto. NOTA 90/100.




Grand Cru – www.grandcru.com.br


Walter Tommasi

Deixe um comentário