SANTA HELENA PRA VARIAR INOVA

A Santa Helena é uma das poucas vinícolas que conseguem se posicionar no mercado mundial com diversas linhas de vinhos sem que isto prejudique sua imagem. Seus vinhos básicos (Linha Varietal e Reserva) são de boa qualidade e apropriados para aqueles que estão começando no mundo do vinho ou que não tem poder aquisitivo para investir em grandes vinhos, mas ao mesmo tempo tem linhas intermediarias fantásticas como seus tradicionais Seleccion del Directorio, e vinhos TOP como o DOM, Notas de Guarda, e o Vernus que sempre figuram as listas dos melhores vinhos produzidos no Chile. No início deste mês tivemos o prazer de receber o enólogo Matias Rivera que a convite da INTERFOOD seu importador no Brasil, que marcou um jantar no sempre encantador Restaurante Terrazo Itália, para nos apresentar seus dois novos lançamentos: A linha Alta Helena, um interessante conceito de produzir 4 vinhos, para mim da melhor casta do Chile (Cabernet Sauvignon ) onde a única diferença consiste na origem de suas uvas ( Aconcagua, Maipo, Colchagua e Curico), sendo o local de produção e todo o processo absolutamente o mesmo. Tivemos também o prazer de conhecer o Parras Viejas que passa a ser o segundo melhor vinho na pirâmide da empresa logo após o DOM. Durante a apresentação provamos os seguintes vinhos dos quais descrevo meus favoritos:

Alta Helena 2008 – Dentre os quatro terroirs acima mencionados meu favorito foi o do vale de Maipo classificado comercialmente pelos produtores com 3 palavras ( Elegância, Delicadeza, e Complexidade) – Violáceo,extra tinto,e sem halo. Olfativamente complexo, cassis, floral, mineral, especiarias, e leve toque de menta. Na boca elegante, tripé correto, taninos finos, bom corpo, persistência longa e retrogosto delicadamente frutado. NOTA 87/100

Vernus Sauvignon Blanc 2010



Vernus Pinot Noir 2008

Vernus Syrah 2008 – Elaborado com uvas da região de Aconcagua contendo 95% de Syrah e 5% de Petit Verdot com 13 meses de carvalho francês. – Rubi, alta concentração, sem halo. Olfativamente marcado por aromas minerais, cereja, menta, e toque tostado, muito limpo.Na boca ótima acidez, macio,taninos finos,corpo médio, boa persistência e retrogosto frutado. Nota 87,5/ 100

Vernus Malbec 2008

Parras Viejas 2008 – Elaborado com uvas da região de Colchagua, é um vinho varietal 100% Cabernet Sauvignon originarias de parreirais que tem 100 anos de idade. Maryração de 14 meses em barricas francesas.- Rubi com leves nunaces violáceas, média concentração, sem halo. Olfativamente complexo, austero, frutas negras, tabaco, couro, especiarias,. Na boca, ótima acidez, taninos finos, bom corpo e persistência, retrogosto frutado com ligeiro tostado. Um vinho com características de vinhos do velho mundo, muito gastronômico. NOTA 89,5/100

Vernus Late Harvest 2008

Importadora INTERFOOD – Rua Borges Figueiredo, 1133 – (011) 2602-7255

Assessoria: fernandafonseca@propop.com.br

3 Replies to “SANTA HELENA PRA VARIAR INOVA”

  1. Prezado Pablo
    Tenho que discordar de teu comentario sobre as empresas enganarem os consumidores. Todo o comercio mundial é baseado em públicos alvo e seus produtos são desenvolvidos para tais públicos. Vamos sair do mercado de vinhos e vamos falar de carros . A GM produz o Celta, o Corsa, o Astra, o Meriva, o Vectra, o Malibo , o Camaro e tantos outros. O Corsa que é um "bom" carro para mim equivaleria a um vinho Reservado e um Camaro que é um "ótimo" carro equivaleria a um Vinho TOP de linha. Dentro de suas caracteristicas e preços os dois são adequados ao publico que os consome,não dá para fazer comparações diretas pois são dois produtos diferentes. Em minhas aulas de técnicas de degustação eu costumo sugerir os vinhos básicos chilenos como exemplo de bom custo benefícios para as pessoas que estão começando. Sorte deles, pois quando eu começei a tomar vinho o fiz com os famosos Garrafas azuis alemães, que certamente iniciaram a muitos de nós neste maravilhoso mundo do vinho. Por sorte hoje posso tomar grandes vinhos mas respeito e degusto todas as linhas sempre buscando aquele "Grande vinho a bom preço"
    Agradeço por ter manifestado sua opinião em meu blog.

  2. A Santa Helena, como outras vinícolas seja do novo mundo como do velho mundo, produzem vinhos de padrões diferentes, linhas mais básicas e simples, linhas intermediárias e top de produção. O que não quer dizer que enganam ou sejam desonestos com seus clientes, ao venderem suas linhas mais simples e baratas.
    Primeiramente precisamos conhecer a diferença de linhas de produção, e existe uma grande diferença em vinhos "reservados", sendo que o da Santa Helena, não estagiam em carvalho, não tendo assim a madeira em seus aromas ou no paladar. Logo a linha "reserva", é quase convencional, seja no novo mundo ou no velho mundo, um vinho que estagiou em madeira (carvalho), logo o tempo e o percentual que o vinho passa, são variáveis de acordo com a vinícola e o próprio enólogo, ao elaborar os vinhos; a linha Reserva da Santa Helena, estagiam 100% do vinho por 6 meses em carvalho, no entanto apresentam muito mais a fruta do que a madeira seja no aroma ou no paladar.
    Os vinhos tipo "Reservados" seja da Santa Helena, ou de qualquer outra vinícola, são a porta de entrada de muitos consumidores, que estão iniciando no mundo do vinho, aqui no Brasil, ou ainda estão migrando dos vinhos coloniais para os vinhos finos de mesa, logo que são fáceis de beber, apresentam bastante fruta no aroma e paladar, e ao contrário do que possam muitos pensar, estes não passam em madeira, e tão pouco são vendidos como tal.
    Existe uma grande diferença entre: não gostar; e ser produzido com baixa qualidade; ou ainda ser vendido enganando os consumidores.
    Esta análise serve para vinhos como para qualquer outro produto, você não gostar, não quer dizer que seja de má qualidade ou estejam querendo te ludibriar.

  3. A Santa Helena, bem como outras vinícolas, produzem grandes vinhos. Mas infelizmente enganam os consumidores desavisados ao oferecem vinhos ditos Reservados ou Reserva onde os mesmos são produzidos com as parcelas de baixa qualidade e oferecidos à preços baixos e a alcunha é para marketing de vendas e ludibriação. E para padronizar o sabor, muito carvalho. Daí, o o iniciante passa a acreditar que vinho é com este aroma ou este sabor e quando acessa um vinho de qualidade, não sabe apreciar e o julga como ruim. Hoje, devido á isso, temos vinhos comerciais e vinhos de qualidade, tal as cervejas. O vinho pode ser bom, mas a vínicola e sua atitude é deplorável.

Deixe um comentário