A falta de investimento em marketing por parte dos
produtores nacionais é sempre tema de discusão no mundo do vinho. Os produtores
reclamam falta de espaço na mídia e a dificuldade em vender seus produtos nos
principais mercados consumidores brasileiros, mas a verdade é que realmente os
produtores nacionais precisam se movimentar mais, organizando eventos com jornalistas
especializados, assim como achar canais de distribuição nos diversos mercados
alvo. No lado jornalistico vou citar meu explo: Tenho duas páginas na Revista
Go Where Gastronomia onde cabem aproximadamente 7 acontecimentos que ocorreram
ou irão ocorrer no mes em questão, recebo aproximadamente 15 ou mais convites
mensais de lançamentos de novos rotulos de vinho, visitas de produtores e
enólogos de produtores internacionais, feiras de importadores, onde temos a
oportunidade de degustar vinhos colocados à disposição pelos organizadores
assim como material técnico e de divulgação, e apresentações dos produtores
.Como voces podem perceber já fica dificil ter que escolher os 7 temas, como
fazer para divulgar algo que nem temos informação. O mesmo imagino que ocorra
para lojas de vinho e restaurantes já bombardeados peloe excesso de vinhos que
lhes é oferecido pelas importadoras e pelos grandes produtores nacionais. O que
fazer ? Penso que a atitude da Vinhos da Campanha, uma associação fundada em
2010 seja uma das saídas, no estilo “A união faz a força” ou seja os produtores se
reunindo em torno de um evento conjunto. Foi isto que ví no dia dia 26 de maio
no Empório Frei Caneca onde pela
primeira vez reunidos, onze produtores da Região da Campanha Gaúcha,
apresentaram seus vinhos aos profissionais, imprensa e consumidores de São
Paulo. Estiveram presentes os seguintes produtores:
produtores nacionais é sempre tema de discusão no mundo do vinho. Os produtores
reclamam falta de espaço na mídia e a dificuldade em vender seus produtos nos
principais mercados consumidores brasileiros, mas a verdade é que realmente os
produtores nacionais precisam se movimentar mais, organizando eventos com jornalistas
especializados, assim como achar canais de distribuição nos diversos mercados
alvo. No lado jornalistico vou citar meu explo: Tenho duas páginas na Revista
Go Where Gastronomia onde cabem aproximadamente 7 acontecimentos que ocorreram
ou irão ocorrer no mes em questão, recebo aproximadamente 15 ou mais convites
mensais de lançamentos de novos rotulos de vinho, visitas de produtores e
enólogos de produtores internacionais, feiras de importadores, onde temos a
oportunidade de degustar vinhos colocados à disposição pelos organizadores
assim como material técnico e de divulgação, e apresentações dos produtores
.Como voces podem perceber já fica dificil ter que escolher os 7 temas, como
fazer para divulgar algo que nem temos informação. O mesmo imagino que ocorra
para lojas de vinho e restaurantes já bombardeados peloe excesso de vinhos que
lhes é oferecido pelas importadoras e pelos grandes produtores nacionais. O que
fazer ? Penso que a atitude da Vinhos da Campanha, uma associação fundada em
2010 seja uma das saídas, no estilo “A união faz a força” ou seja os produtores se
reunindo em torno de um evento conjunto. Foi isto que ví no dia dia 26 de maio
no Empório Frei Caneca onde pela
primeira vez reunidos, onze produtores da Região da Campanha Gaúcha,
apresentaram seus vinhos aos profissionais, imprensa e consumidores de São
Paulo. Estiveram presentes os seguintes produtores:
– Batalha Vinhas & Vinhos: www.vinhosbatalha.com.br
– Guatambu Estância do Vinho: www.guatambuvinhos.com.br
– Routhier & Darricarrerè: www.redvin.com.br
– Vinícola Campos de Cima: www.camposdecima.com.br
– Vinícola Peruzzo: www.vinicolaperuzzo.com.br
Vamos aos meus favoritos :
Batalha Vinhas & Vinhos – Batalha Tannat 2012 Um corte
com 85% Tannat e 15% de Merlot. Marcado
pelas frutas negras, pimenta, e canela, chocolate e floral , muito boa acidez, corpo médio para amplo, taninos macios e final de boca frutado. Ótimo
vinho onde a pequena porcentagem de Merlot amaciou a rustica Tannat.
com 85% Tannat e 15% de Merlot. Marcado
pelas frutas negras, pimenta, e canela, chocolate e floral , muito boa acidez, corpo médio para amplo, taninos macios e final de boca frutado. Ótimo
vinho onde a pequena porcentagem de Merlot amaciou a rustica Tannat.
Bodega Sossego – Campaña Cabernet Sauvignon 2012 – Geleia de frutas negras, especiarias, herbáceo
e tostado. Vinho de corpo médio, taninos finos e retrogosto frutado com notas de pimenta. Vinho muito
agradável marcado pelas frutas .
e tostado. Vinho de corpo médio, taninos finos e retrogosto frutado com notas de pimenta. Vinho muito
agradável marcado pelas frutas .
Bueno Wines – Bueno Paralello 31 2011- Rubi violáceo, extratinto
sem halo. No nariz, frutas negras maduras, tostado, herbáceo, menta, e toque de
pimenta . Na boca, boa acidez, taninos resolvidos,
corpo médio para amplo. ponta de álcool, final de boca frutado com couro e
terciarios. Um vinho mais senhoril que promen te longa guarda
sem halo. No nariz, frutas negras maduras, tostado, herbáceo, menta, e toque de
pimenta . Na boca, boa acidez, taninos resolvidos,
corpo médio para amplo. ponta de álcool, final de boca frutado com couro e
terciarios. Um vinho mais senhoril que promen te longa guarda
Dunamis Vinhos – Dunamis Tannat 2013-Um vinho com aromas de frutas
negras e vermelhas, chocolate, couro , e tabaco, boa acidez, ainda tânico com a
tipicidade da varietal.
negras e vermelhas, chocolate, couro , e tabaco, boa acidez, ainda tânico com a
tipicidade da varietal.
Estância Paraizo – Don Thomaz e Victoria Cabernet Sauvignon
2010 – Um cabernet sauvignon bem no estilo novo mundo carnuto estruturado,
quente, trazendo muita fruta e boa acidez. Recomedado para os apreciadores dos
vinhos do novo mundo.
2010 – Um cabernet sauvignon bem no estilo novo mundo carnuto estruturado,
quente, trazendo muita fruta e boa acidez. Recomedado para os apreciadores dos
vinhos do novo mundo.
Guatambu Estância do Vinho – Épico um tinto elaborado com diferentes safras,
corte de Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon
e Tempranillo um vino moderno, mais potente
mas muito redondo e fácil de beber bem ao gosto do paladar brasileiro
corte de Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon
e Tempranillo um vino moderno, mais potente
mas muito redondo e fácil de beber bem ao gosto do paladar brasileiro
Routhier & Darricarrerè – Salamanca do Jarau 2012 um
Cabernet Sauvignon 100%, Vinho de alta concentraçao de cor com ameixa
preta , cereja azeda toque herbáceo e tostado agradável , na boca redondo ,
corpo médio final de boca com fruta elaborado com leveduras indígenas, bom custo
benefício.
Cabernet Sauvignon 100%, Vinho de alta concentraçao de cor com ameixa
preta , cereja azeda toque herbáceo e tostado agradável , na boca redondo ,
corpo médio final de boca com fruta elaborado com leveduras indígenas, bom custo
benefício.
– Vinhetica – Vinhetica Rosé 2014, um corte de Teroldego e Merlot
2014 – Rosé que lembra muitos os vinhos da Provance. Frutas vermelhas azedas,
sem grande dulcor, pimenta branca, leve quimico. Muito boa
acidez , delicado, corpo curto, retrogosto mineral e frutas azedas .
Delicia de vinho fácil de beber para todos os momentos.
2014 – Rosé que lembra muitos os vinhos da Provance. Frutas vermelhas azedas,
sem grande dulcor, pimenta branca, leve quimico. Muito boa
acidez , delicado, corpo curto, retrogosto mineral e frutas azedas .
Delicia de vinho fácil de beber para todos os momentos.
Vinícola Campos de Cima – Assinatura 2014 – Um corte de
Malbec, Shiraz e Tannat Um vinho ainda muito jóvem mas já mostrando do que será
capaz . Frutas vermelhas, especiarias e nota de tabaco dão o tom de seu nariz
enquanto que boa acidez corpo e persistência dão vivacidae ao paladar.
Malbec, Shiraz e Tannat Um vinho ainda muito jóvem mas já mostrando do que será
capaz . Frutas vermelhas, especiarias e nota de tabaco dão o tom de seu nariz
enquanto que boa acidez corpo e persistência dão vivacidae ao paladar.
Vinícola Cordilheira de Sant´Ana – Tannat 2005 – Os vinhos
da Cordilheira sempre se destacam nas degustações das quais participo pelo fato
de sempre estarem prontos para beber, fruto da politica de guarda que seus
produtores adotam antes de colocar o vinho a venda no mercado. Este Tannat está
absolutamente no ponto de ser tomado com destaque para sua boca austera mas que
apresenta seu taninos já resolvidos e seu retrogosto trazendo frutas negras
maduras já com os primeiros sinas de evolução. Delicia pura
da Cordilheira sempre se destacam nas degustações das quais participo pelo fato
de sempre estarem prontos para beber, fruto da politica de guarda que seus
produtores adotam antes de colocar o vinho a venda no mercado. Este Tannat está
absolutamente no ponto de ser tomado com destaque para sua boca austera mas que
apresenta seu taninos já resolvidos e seu retrogosto trazendo frutas negras
maduras já com os primeiros sinas de evolução. Delicia pura
Vinícola Peruzzo – Peruzzo
Cabernet Franc 2012 – Um Cab Franc típico com tinta de caneta frutas
vermelhas maduras, e ligeiro tostado. Na boca, tripé correto, boa acidez
taninos finos, corpo médio , e ligeira ponta de álcool . Vinho classudo para aqueles
que como eu gostam de vinhos mais austeros.
Cabernet Franc 2012 – Um Cab Franc típico com tinta de caneta frutas
vermelhas maduras, e ligeiro tostado. Na boca, tripé correto, boa acidez
taninos finos, corpo médio , e ligeira ponta de álcool . Vinho classudo para aqueles
que como eu gostam de vinhos mais austeros.
Gostaria de deixar meus parabéns ao Giovâni Silveira Peres ,
atual presidente da Associação e aos 17 sócios da entidade pelo esforço mercadologicovisando tornar seus deliciosos vinhos mais conhecidos entre os consumidores
brasileiros, estou certo que os resultados positivos serão vistos em
breve. Terei sempre muito prazer em
ajudar nesta divulgação
atual presidente da Associação e aos 17 sócios da entidade pelo esforço mercadologicovisando tornar seus deliciosos vinhos mais conhecidos entre os consumidores
brasileiros, estou certo que os resultados positivos serão vistos em
breve. Terei sempre muito prazer em
ajudar nesta divulgação
Associação Vinhos da Campanha – www.vinhosdacampanha.com.br