Routhier Darricarrère um gaúcho com sangue francês

Conheci este produtor a uns 7/ 8 anos atrás em um evento organizado pelos produtores da Campanha Gaucha ou de uma viagem por eles organizada, não lembro qual aconteceu antes. Mas de uma coisa me lembro, gostei demais dos vinhos oferecidos, especialmente do Província de São Pedro Cabernet Sauvignon do qual acabei adquirindo uma garrafa da safra 2011, e que percebi que ainda tenho ela em minha adega, além do  do Salamanca de Jarau.    O projeto arrancou em 2002, com  Pierre e Jean Darricarrère – franceses, criados no Uruguay, que vieram para o Brasil para plantar frutas , e que aproveitaram com  6 hectares de uvas viníferas da variedade Chardonnay e Cabernet Sauvignon,. Depois de um tempo o canadense Michel Routhier se juntou aos irmãos Darricarrère e decidiram elaborar vinhos de qualidade. A vinícola tem como filosofia elaborar vinhos mais tradicionalistas bem no estilo europeu, que valorizem a boa mesa e que sejam fáceis de beber. Nesta semana que passou fui convidado a participar de uma live que contou com a presença e participação de Anthony Darricarrere , hoje responsável pela área enológica da casa, Julio Gostisa, diretor comercial, e Diego Arrebola sommelier convidado para mediar a apresentação de dois vinhos do rótulo Marie Gabi, o rosé, já no portfólio da vinícola, e o branco elaborado com a Petit Manseng que está sendo lançado no mercado neste mês. Hoje a vinícola possui 5 hectares de vinhedos plantados com Cabernet Sauvignon, Merlot, Alicante Bouchet, Chardonnay e Petit Manseng e elabora por volta de 35 mil garrafas ano. Vamos aos vinhos degustados:

Marie Gabi Rosé  2020 – Varietal 100% Cabernnet Sauvignon com 12,5% de álcool sem passagem por madeira. Rosé , ralo, brilhante. Nariz discreto, mais mineral, e com leve presença de frutas vermelhas, e toque floral. Na boca, seco, corpo curto para médio, boa cremosidade final mineral e tutti fruti. Um rosé delicado, gostoso e fácil de beber, lembrando o estilo da Provance.

Marie Gabi Petit Manseng 2020 – Varietal 100% Petit Manseng com 13% de álcool sem passagem por madeira. Palha verdeal brilhante. Boa complexidade olfativa, pêssego, maça verde, pimenta branca , abacaxi, floral e mineral. Na boca boa acidez, seco, estruturado, mas macio e longo, final confirmando a maça verde e trazendo também pera e leve toque de feno. Um vinho delicioso, mais estruturado do que o rosé, e com uma grande complexidade olfativa. Vale quanto pesa.

Ambos os vinhos são vendidos para consumidor final a R$ 75.

Routhier Darricarrère – Site: www.redvin.com.br – Fone (051) 99112 2005

Deixe um comentário