3 de Janeiro de 2021
Variedade: Castelão
Álcool: 12,5 %
Vinificação: Uvas colhidas mecanicamente no pico de maturidade e colocadas em tanques de aço inoxidável, onde passaram por fermentação alcoólica e malolatica espontânea, com leveduras naturais.
Maturação: Parece não ter passagem por madeira Quando este vinho me foi oferecido fiquei surpreso pelo fato de ser um vinho Casher elaborado em Portugal e logo lembrei de um casal de amigos a Rosângela Cassa e o Pérsio. Claro que comprei a garrafa e decidi servir o mesmo ao casal querido em um jantar petit comitê aqui em casa, e o resultado não poderia ser melhor. A Quinta da Ribeira, em Alenquer, é atualmente a única vinícola de Portugal que está produzindo vinhos kosher, são elaborados segundo os fundamentos da prática judaica e destinado à comunidade israelita portuguesa e à exportação. O rótulo homenageia o criador da sinagoga do Porto, “Ben Rosh” (Barros Bastos), sendo elaborado desde 2004 em Alenquer. A vinícola foi fundada em meados do século XIX por Felix Rocha bisavô dos atuais proprietários. Os primeiros vinhedos da zona de Alenquer datam de 1925 distribuídos em diversas quintas totalizando 220 hectares, sendo a vinícola inaugurada 2 anos depois
Origem: Estremadura Portugal
Preço: Euros 5,30
Onde encontrar: Garrafeira Nacional (Portugal)
Granada boa concentração de cor leve halo. No nariz presença intensa de ameixa, castanha, toque cítrico, vegetal, e final terroso. Na boca, austero, ótima acidez, taninos domados, corpo médio final de boca maduro com bom frescor. Vinho interessante com ótima relação custo benefício. Interessante ler a opinião do enólogo dizendo que este vinho foi elaborado para consumo rápido. Nunca tomei ele jovem, mas posso dizer que este 2004 está no ponto certo de consumo, ou será que dei sorte na garrafa? Vale checar comprando mais uma garrafa.
Avaliação 3
Você adquire esses vinhos portugueses na Garrafeira Nacional para serem entregues aqui no Brasil, meu camarada Walter!?
Não Ade compro aqui mesmo com um comerciante de vinhos