Os Abatidos 173 – Livon Refosco 2010

7 Janeiro de 2021

Variedade: Refosco dal Peduncolo Rosso

Álcool: 13%

Coheita e Vinificação:  Colheita realizada inteiramente à mão em caixotes, desengace suave, fermentação a temperatura controlada de 23 ° C durante dezoito dias com as cascas.

Maturação: Curta passagem de 30% em barricas e os 70% restantes em tanques de aço a uma temperatura constante de 16 ° C

Origem: Friuli – Itália

A história desta vinícola começa em 1964 quando Dorino Livon compra seu primeiro lote de terra nas famosas colinas do Collio Orientale. No início dos anos oitenta Valneo e Tonino, filhos do fundador passam a participar das decisões da empresa tendo como foco a elaboração de vinhos de qualidade para o segmento médio e alto do mercado. As principais mudanças foram a redução da quantidade de uvas obtida por hectare, a poda mais curta, o adensamento das vinhas existentes, e o plantio de novos vinhedos com elevado número de pés por hectare. Também decidem dividir a produção em duas adegas: Masarotte utilizada como centro de vinificação para toda a produção da linha Cru e para o envelhecimento em barricas dos vinhos brancos da mesma linha; e a adega “Vencò”, destinada ao envelhecimento, tanto em barricas como em cascos, de todos os vinhos tintos. Com o sucesso os irmãos decidem entre 1992 a 2001 expandir ainda mais seu negócio com a aquisição quatro áreas: Villa Chiopris e Tenuta Roncalto  localizados no Friuli, Borgo Salcetino localizada na Toscana na área dos Chianti Classicos e Fattoria Colsanto na Umbria, na DOCG Montefalco. A Livon elabora hoje 3 linhas de vinhos : a Linha Collio com 12 rótulos, a Linha Cru também com 12 rótulos , e a Linha Grand Cru com 6 rótulos.

Preço: 15 Euros na Europa

Onde encontrar: Atualmente não importado para o Brasil

Granada, extra tinto, halo de evolução. Boa complexidade olfativa com ameixa preta, amora, cereja madura, presença de aromas herbáceos e sottobosco. Na boca, tripe acidez, taninos e álcool em perfeita harmonia, bom corpo, final longo com bastante fruta e toque terroso. Um vinho macio, equilibrado com final de boca muito agradável e fácil de gostar.

Avaliação 3

Deixe um comentário