15 Janeiro de 2021
Variedade: Tannat
Álcool: 13,3 %
Colheita e Vinificação: Fermentação e maceração em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperatura controlada. Tempo total de fermentação e maceração: 8 dias.
Maturação: Passagem de 4 meses em barricas americanas e um período mínimo adicional de 4 meses em garrafa. A partir de 2006 as barricas americanas foram substituídas por francesas e sua permanência em barrica aumentou. Produção 7 mil garrafas – Garrafa degustada de número 5622
Origem: Vale dos Vinhedos Brasil
Para mim é muito gratificante falar da família Pizzato não só pela amizade pessoal que tenho com a querida Jane mas também ter tido o prazer de conhecer sua simpática e competente família. A Pizzato surgiu como vinícola butique no ano de 1998 depois de se dedicar a produção de uvas viníferas durante muitos anos, e já em 1999 quando Plinio e sua família, lançaram seu premiadíssimo Pizzato Merlot 1999 considerado o primeiro vinho Cult brasileiro. Este vinho foi a porta de entrada da Pizzato no grupo dos melhores produtores de vinho do Brasil. O caminho foi difícil especialmente em 2007 com a morte do Ivo que exercia a função de enólogo da casa, mas a família voltou a surpreender com o trabalho feito pelo competente Flavio que até hoje é o principal responsável pela parte enológica da empresa. Hoje a Pizzato possui o total de 46 hectares de vinhedos divididos em duas propriedades ( Bento Gonçalves 26 ha e Dr Fausto 20ha) e elabora uma vasta lista de rótulos de espumantes: Vale dos Vinhedos: ( Brut Tradicional, Brut Rosé tradicional, Nature, e Vertigo Nature), vinhos brancos (Chardonnay, Legno Chardonnay, Sauvignon Blanc, e Semillon), tintos ( Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat Nervi, Alicante Bouchet,Concentus, Egiodola,e DNA 99. Dr Fausto: Espumantes ( Fausto Brut, Fausto Demy Sec, e Fausto Brut Rosé), Branco( Chardonnay), Rosé( Merlot Rosé), e tintos ( Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Gran Reserva, Verve Gran Reserva, e Violette.
Preço: R$ 91
Onde encontrar: Casa Santa Luzia para safra 2013 (hoje o vinho se chama Nervi Tannat Reserva)
Descritivo: Granada, extra tinto, halo de evolução. Olfativamente complexo, cereja madura, tostado, ervas aromáticas, fósforo, especiarias como pimenta preta, chocolate, baunilha, e sottobosco. Na boca alta acidez, taninos ainda presentes, mas muito finos, leve volátil que da tensão ao vinho, corpo médio para amplo, final de boca confirmando o olfativo. Um vinho senhoril austero, classudo, que comprova o grande potencial dos tintos brasileiros bem elaborados, sem ter que pagar muito. Parabéns aos Pizzato.
Avaliação 3,5
Walter, partilho o mesmo respeito, admiração e amizade para com os irmãos Pizzato e a mesma paixão por seus vinhos