Os Abatidos 199 – Alta Tierra Gran Reserva 2005

 7 de Abril de 2021

Variedade: 100% Syrah

Orígem: Elqui – Chile

Álcool: 14 %

No ano em que eu nascia (1951) o italiano Aldo Olivier chegava ao Vale de Elqui iniciando suas atividades com o plantio de uvas para a produção de pisco, entretanto somente em 1998 decidiu fundar a Viña Falernia contando com a ajuda do primo Giorgio Flessati, enólogo italiano. Plantaram vinhedos em várias localidades desta região semidesértica para se beneficiar dos diferentes climas, solos e altitudes, para cada variedade plantada. Hoje possui vinhedos em distintos terroirs do vale:  Fundo Titón, a 350 m de altitude, a 18 km do Oceano Pacífico com clima regulado pela influência marítima, temperaturas moderadas ideais para a Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Syrah e Pinot Noir. Puclaro, a 510 m de altitude com clima é mais seco ideal para o cultivo de Syrah e Pedro Ximénez.  Pedregal no antigo leito do rio Elqui a uma altitude de 600 m onde são cultivadas a Carmenère, Cabernet Sauvignon e Syrah. A Falernia conta também com um antigo vinhedo chamado Huanta localizado entre 1.700 m e 2.070 m de altitude, sendo um dos vinhedos mais altos do mundo. O clima é muito seco, com grandes mudanças de temperatura entre o dia e a noite onde são cultivadas a Pedro Ximénez, Syrah e Pinot Noir.

Vinificação: O vinho é fermentado em tanques de inox com pistões que garantem a retenção de sabores e qualidades aromáticas. Depois dos 8 meses em barricas de carvalho francês e um ano de envelhecimento em garrafa, o vinho e liberado para venda.

Preço: R$ 180

Onde encontrar: Premium

Descritivo: Granada, alta concentração de cor, halo intenso de evolução. Olfativamente complexo com cereja no licor, pimenta do reino, coco queimado, café, e alcaçuz. Na boca tripé correto, ótima acidez, taninos doces prontíssimos, encorpado, longo retrogosto marcado pela fruta madura e forte presença de terciários mas bem integrados aumentando sua complexidade, Vinho que envelheceu bem em garrafa e continua vibrante mas com maturidade. Uma delicia

 Avaliação:  3,5

Deixe um comentário