11 de Abril de 2021
Variedade: 35% Tinta Roriz, 35% Tinta Barroca, 20% Touriga Franca,e 10% Touriga Nacional
Orígem: Douro Portugal
Álcool: 13 %
A história da Casa Ferreirinha de certa forma é a história da própria vida de Dona Antónia Adelaide Ferreira, nascida em 1811, no Douro. Esta região deve muito de sua fama a Dona Antónia que investiu fortemente na produção e divulgação dos vinhos desta região, além de ter crido uma infraestrutura com a fundação de escolas, creches e hospitais. Ela foi também de certa forma a pioneira na produção de vinhos não fortificados de alta qualidade com uvas do Douro superior que hoje produz vinhos como o icônico Barca Velha lançado em 1952. A Casa Ferreirinha conta com outros rótulos premiados a nível internacional, como Esteva, Papa Figos, Vinha Grande, Callabriga, Quinta da Leda e o Reserva Especial. A vinícola e marca são propriedade da Sogrape Vinhos desde 1987, quando esta empresa adquiriu a totalidade do capital da A. A. Ferreira, a Casa Ferreirinha. Contam com 400 hectares de vinhedos plantados com as variedades Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinto Cão, nas tintas, e Malvasia Fina, Viosinho, Donzelinho e Gouveio nas brancas.
Vinificação e guarda : Foi criado na Quinta do Seixo, onde ainda hoje decorre maioritariamente a sua vinificação. As uvas são provenientes das quintas localizadas nas zonas de maior altitude. Após desengace e esmagamento, as uvas são encaminhadas para cubas de inox, onde se processa a fermentação alcoólica, com temperatura controlada. Durante o período de fermentação alcoólica e a execução do lote final, os vinhos são submetidos a inúmeras provas e análises no sentido de apurar a sua qualidade. Após o estágio em cubas de inox e apurada seleção de vinhos, o lote final é elaborado, clarificado e estabilizado pelo frio, antes do seu engarrafamento. Produção 4.000.000 de garrafas ano.
Preço: R$ 119
Onde encontrar: Zahil
Descritivo: Rubi, intenso, leve halo de evolução. Frutas negras lembrando cereja, violetas, toque herbáceo, menta, seivoso, e terroso. Na boca, ótima acidez, taninos finos, corpo médio, longo, retrogosto com frutas maduras e presença de sottobosco. Um vinho simples muito bem elaborado e que consegue manter constância no padrão de qualidade. Vale quanto pesa.
Avaliação: 3