Cada vez mais a tecnologia tem revolucionado segmentos tradicionais de comercio. Quem compra livros em livrarias hoje em dia? poucos. Quantos ainda assinam jornais em papel? escutam música em LP, fita, cd ? Já era! Carro próprio ou Uber. Entramos na era da tecnologia que somada a pandemia alterou profundamente até segmentos mais tradicionais como é o caso da comercialização de vinhos. Em um passado recente as importadoras em sua maioria traziam vinhos que eram comercializados via restaurantes, supermercados e loja especializadas e até mesmo com vendas diretas ao consumidor, mas aí surgiu o e-commerce, que alterou tudo, mudando definitivamente a forma de comercializar os vinhos, e junto a ele a pandemia, que forçou a muita gente a ficar reclusa, evitando o contato pessoal. Não podemos esquecer também outro fator importante a maciça entrada de investidores, milionários ou via fundos de investimentos, que passaram a adquirir as importadoras tradicionais, trazendo consigo tecnologia, enfim um novo mundo! Nesta semana que passou tive o prazer de assistir uma “Live” organizada pela Sonoma, que teve como objetivo nos apresentar seu novo modelo de negócios, uma plataforma que barateia o custo do processo de vendas e agiliza a logística de entrega. O conceito é teoricamente bastante simples: Esta plataforma serve como meio para o produtor ou importador vender seus produtos diretamente ao consumidor, reduzido o custo anterior de vender a uma empresa especializada em distribuição para que esta fizesse a venda ao consumidor final. Esta plataforma também disponibiliza espaço em centros de distribuição para que quando a venda seja concretizada ela já tenha os produtos prontos para entrega em estoque. Este é o modelo que a Sonoma Market está adotando a algum tempo e que aos poucos vai sendo expandido até mesmo com a linha de alimentos que até pouco tempo não faziam parte de seu portfólio. Além de Alykhan Karim CEO da Sonoma fizeram parte da “Live“ João Palhinha da Qualimpor, e Bruno Faccin proprietário da vinícola Faccin que descreveram sus experiências de sucesso com este novo modelo de comercialização. Hoje em dia já temos o Pão de Açúcar e a Magalu adotando o mesmo modelo, e perguntado como a Sonoma conseguiria competir com estes gigantes Aly respondeu que seu foco não está competindo diretamente com estas empresas maiores pois ele está concentrando seu negócio em fornecedores menores com produtos de alta qualidade contra produtos mais comerciais e volumosos de seus maiores concorrentes. Tanto João como Bruno fizeram depoimentos muito positivos sobre esta parceria, confirmando que com a nova plataforma os seus volumes de vendas aumentaram significativamente, além de facilitar sobremaneira o processo burocrático e de logística, que agora tem condições de fazer a entrega até 9 horas após o fechamento do pedido. Acho que a estratégia adotada pela Sonoma Market tem tudo para dar certo neste segmento de negócio. O tempo confirmará. Se quiser saber mais acesse https://www.sonoma.com.br
Saúde