Caros leitores, por conta da pandemia infelizmente não pude aceitar o gentil convite dos consórcios toscanos para participar de mais um Anteprime Toscane. Por sorte tenho diversos amigos europeus que puderam estar presentes tomei a liberdade de reproduzir alguns textos dos mesmos. Segue abaixo a matéria escrita por Filippo Magnani membro da Federação internacional de jornalistas de vinho sobre os Nobile di Montepulciano
Vinho, história e tradição misturados em uma terra vinícola única
A “Anteprima” de Vino Nobile di Montepulciano, costuma acontecer em fevereiro, mas para esta edição foi adiada para os dias 17 e 18 de maio. Fomos convocados para a bela cidade de Montepulciano, precisamente no coração da vila, dentro da sugestiva fortaleza Medici onde o Consorzio del Vino Nobile e a Enoliteca estão localizados. Você pode sentir a história acima de sua cabeça, rodeada de arte, colinas suaves, vinhas e monumentos.
O evento foi único no gênero, pois o Consórcio nos reservou uma linda surpresa. Na verdade, a prévia foi uma oportunidade não apenas para avaliar safras reais no mercado, como Vino Nobile di Montepulciano 2018 e as Reservas de 2017, Rosso di Montepulciano DOC 2019, mas também para apresentar uma nova denominação de Vino Nobile di Montepulciano; o “Pieve”, que chegará ao mercado já em 2024.
12 subzonas e unidades geográficas adicionais, representadas por diferentes Pievi (igrejas). A ideia do Vino Nobile di Montepulciano “Pieve” surgiu de um estudo científico organizado que exigiu o consentimento e a participação coletiva de todos os produtores de vinho.
O Pieve era originalmente um prédio de propriedade da igreja encarregado de muitas funções, funcionando não apenas como uma igreja, mas também como um pequeno hospital e como município da aldeia. É um nome que vai ser um caminho entre o passado e o futuro, entrelaçando a velha cultura e a vinificação local com o futuro internacional e técnicas de produção inovadoras. O lote de uvas será vinculado à Sangiovese (também conhecida localmente como “Prugnolo Gentile”) e às variedades complementares nativas toscanas apenas permitidas pelo Consórcio, com uvas exclusivamente produzidas pelos produtores e provenientes de vinhas com pelo menos quinze anos. Outro fator importante é a implementação de uma comissão interna dentro do Consórcio composta por enólogos e técnicos de vinho. A esses especialistas será delegada a tarefa de avaliar as características que correspondem à especificação antes das etapas legislativas necessárias. Vinhos tão interessantes representarão a qualidade deste magnífico território com uma história preciosa.
Meus Vinhos Nobile di Montepulciano 2018 Favoritos
Bindella – Tenuta Vallocaia Vinho: Vino Nobile di Montepulciano Docg 2018 – Rubi com halo de evolução. Aroma intensode cereja com nuances balsâmicas e ligeiro aroma a pimenta preta. Linda entrada, redondo com fruta madura, corpo médio. Taninos firmes e aveludados com final longo. Eu gosto disso !
Dei – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2018 – Rubi com estreita granada clara. Nariz intenso a ameixa madura e notas de ruibarbo e couro novo. Estrutura potente com fruta vermelha madura, perfumado com taninos sedosos bem integrados. Elegante com um final longo. Vinho adorável.
Boscarelli – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2018 – Vermelho rubi brilhante com borda compactada. Sabor pronunciado de cassis e violeta. Picante com nuances de couro. Encorpado com uma acidez bastante viva. Bem equilibrado com fruta vermelha rica e taninos elegantes. Acabamento harmonioso. Vinho encantador com potencial de envelhecimento.
Poliziano – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2018 – Cor rubi indo para granada O nariz expressa aromas de frutas vermelhas e ruibarbo com um toque de menta. Na boca é equilibrado com notas de cereja madura e ameixa. Seco e perfumado, com taninos suaves e longa persistência. Corpo intenso com um belo final. Ótimo vinho.
La Ciarliana – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2018 – Rubi profundo. Aromas encantadores a ameixa madura com um toque de baunilha. Blackcherry no palato com um leve aroma tostado. Corpo cheio com taninos redondos e doces. Final fresco e harmonioso. Eu gosto disso !
Salcheto – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2018 -Brilhante com reflexos violeta mais claros. Sabor pronunciado a cereja vermelha, mirtilo selvagem e notas balsâmicas e anis. Rico e bem estruturado, bom equilíbrio de corpo, fruta, acidez e taninos aveludados. Vinho adorável.
Meus Vinhos Nobile di Montepulciano DOCG 2017 Riserva favoritos
O Riservas 2017 revelaram-se ricos e maduros com fruta intensa. Os vinhos mostraram boa estrutura, taninos doces e discreta presença de álcool.
Tenuta Valdipiatta – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2017 Riserva – Rubi profundo, leve halo. Nariz complexo com sabores de cereja preta, ameixa e chocolate. Paladar suculento com boa acidez, discreto teor alcoólico e taninos suaves. Perfumado e longo. Gosto deste vinho!
Tenuta della Talosa – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2017 Riserva -Vermelho intenso e brilhante. Atraente bouquet de morango e violeta misturado com notas picantes de pimenta preta. Corpo cheio com muita fruta vermelha no centro da boca com aromas a fumo no dorso. Expressa harmonia com taninos aveludados e final longo e fresco. Vinho adorável.
Le Berne – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2017 Riserva – Rubi brilhante e profundo com tons violáceos.Sabor intenso a cereja preta e alcaçuz com nuances de lavanda e couro novo. Entrada perfumada com álcool discreto e fruta madura. Taninos doces e aveludados e final de boca bastante prolongado. Vinho harmonioso e encantador.
La Braccesca – Vino Nobile di Montepulciano Docg 2017 Riserva, Vigneto Santa Pia – Rubi com leve halo de evolução. Apresenta um lindo bouquet de ameixa madura, violeta e chocolate com notas de tabaco. Encorpado com uma acidez viva bem integrada com uma rica fruta vermelha. Taninos sedosos com final elegante. Ótimo vinho.
A COLHEITA DE 2020
O ano de 2020 foi definido por quatro períodos principais; germinação de 28 de março a 19 de abril; floração de 22 a 31 de maio; os frutos amadurecem entre 21 de julho e 21 de agosto e a vindima inicia no dia 15 de setembro. As fortes chuvas interferiram nas operações de colheita e, em algumas áreas da denominação, continuaram sem interrupção. Por este motivo, a vindima foi prolongada até à primeira semana de Outubro para evitar infecções por botrytis e diminuição da qualidade dos rendimentos. Os vinhos de 2020, quando provados, demonstram cores intensas, uma fina expressão aromática varietal e estrutura que se apoia no meio acidez e taninos. Em um nível analítico, podem-se detectar valores normais de intensidade e tom de cor, acidez, PH, extratos e polifenóis totais. Os graus alcoólicos são médios a altos. Equilíbrio e elegância são palavras-chave para descrever as excentricidades dos vinhos de 2020
Montepulciano
Nobile di Montepulciano D.O.C.G., Rosso di Montepulciano D.O.C e Vin Santo di Montepulciano D.O.C, são elaborados exclusivamente dentro dos limites da cidade de Montepulciano, perto da cidade de Siena. É um território que há séculos se dedica à produção de vinho, testemunha não só do avanço das técnicas de cultivo, mas também do impacto geopolítico naquelas “nobres” serras. Conhecemos estas colinas como território vinícola desde o século XVII. É um lugar que chamou a atenção da elite e famílias nobres da Toscana e foi reconhecido como uma das melhores áreas de produção de vinho tinto da região. Vino Nobile tem sido um dos vinhos mais estimados da Itália por séculos, embora tenha sido eclipsado nos últimos tempos por outros vinhos da Toscana. Tudo mudou na década de 1980 com o surgimento do Consórcio. Nos últimos 15 anos, o consórcio fez enormes esforços para elevar a produção em Montepulciano. Apenas nas últimas décadas Vino Nobile di Montepulciano testemunhou um crescimento surpreendente em termos de técnicas e qualidade de vinificação. Hoje, os cerca de 70 produtores de Montepulciano acreditam que o Sangiovese produzido neste distrito pode superar os níveis de excelência dos outros vinhos ícone da Toscana.
Vino Nobile di Montepulciano no mundo
Minhas lembranças ao colega e amigo Walter Tommasi que participa das Anteprime di Toscana há quase 15 anos. Vejo você em 2022!