30 Julho de 2021
Variedade: 100% Pinot Nero
Orígem: Friuli – Itália
Álcool: 13 %
A produção de vinhos pela família D’Attimis-Maniago data dos anos de 1700 mas as primeiras garrafas só surgem em 1930, uma iniciativa pioneira na região do Friuli.. A história da família e a tradição da terra sempre foram peças essenciais da filosofia empresarial que inspiram constantemente o espírito inovador e desejo de melhorar da empresa. A vinícola está localizada em Buttrio na cidade de Udine a 100 km a leste de Veneza e 90 km ao sul da fronteira com a Áustria, na região da DOC Colli Orientali’. A propriedade da família estende-se por 110 hectares de vinhas. Em 15 de fevereiro de 1585, a nobre família d’Attimis-Maniago recebeu a empresa Buttrio como dote de casamento. Nas palavras do atual proprietário, o Conde Alberto: “A nossa relação com a vinha e a vinha é uma . A empresa tem como foco, as castas tradicionais da região, como: Friulano, Ribolla Gialla, Malvasia, Picolit, Verduzzo Friulano, Pignolo, Schioppettino, Refosco dal Peduncolo Rosso e Tazzelenghe , mas também elabora vinhos com castas internacionais que se adaptaram bem na região como: Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Cabernet Sauvignon, Pinot Nero, e Merlot
Vinificação e guarda: O vinho fermenta com maceração prolongada do mosto e das películas em tanques de aço inox a temperatura controlada (26 ° C) Segue-se a prensagem e finalização do processo de fermentação alcoólica. Para maturação primeiramente passa por um tanque onde mantem contato com as borras. Após engarrafado passa por 4 semanas em garrafa antes de ser colocado no mercado.
Preço: Euros 14 na Europa
Onde encontrar: No momento não disponível no Brasil, n passado era trazido pela Vinci
Descritivo – Granada, extra tinto, leve halo de evolução. Ameixa seca, cereja no licor, especiarias doces, terroso, violetas, e sottobosco. Na boca ótima acidez, taninos polidos, corpo médio para amplo, longo, final de boca macio e harmonioso. Um vinho elegante que se destaca pela harmonia entre acidez, taninos e álcool. Delicioso na janela certa de consumo.
Avaliação 3,5