5 de Novembro 2021
Variedade: Corte com Cabernet Sauvignon, Carmenere e Syrah.
Origem: Vale de Maipo – Chile
Álcool: 14,5%
A Pérez Cruz é um vinícola familiar fundada em 2001 que possui 250 hectares de vinhedos próprios, que tive o prazer de conhecer a uns 15 anos atrás em uma apresentação organizada pela SBAV de São Paulo. Lembro que entre os vinhos apresentados este Liguai foi o que mais me agradou e que acabei comprando uma caixa. Minha espectativa era de abri-los com pelo menos mais 5 anos de guarda em garrafa pois o vinho tinha um tremendo potencial de guarda e não estava ainda pronto para consumo. Conforme planejado abri a primeira garrafa depois de 5 anos e surpreendentemente o vinho ainda não estava no ponto, passados mais 3 anos abri a segunda garrafa e mais uma vez decidi esperar mais tempo, agora depois de 12 anos decidi abrir a terceira garrafa e finalmente para minha alegria o vinho mostrou estar no momento certo. Quanto as garrafas restantes por certo serão abatidas nos próximos 12 meses. Ufa !
Vinificação e guarda: As uvas são colhidas manualmente. Pequenos lotes de uvas são separados para obter características únicas de cada parcela. As uvas são selecionadas e limpas nas mesas especiais, sendo posteriormente enviadas para os tanques de inox pelo método gravitacional, fazem a maceração a frio. Fermentação malolática em barris de carvalho francês. Os vinhos estagiam durante 16 meses em barricas francesas sendo 50% de primeiro uso antes de serem colocados no mercado.
Preço: R$ 220
Onde encontrar: Wine.com, DiVinho, Santa Luzia, e outros
Descritivo: Granada extra tinto, halo intenso de evolução. Ameixa madura, chocolate amargo, ponta de eucalipto, e tostado lembrando café. Na boca tripe acidez, taninos e álcool em perfeita harmonia, macio, encorpado, longo e final de boca com fruta madura e presença de terciários bem integrados. Um vinho maduro, pronto, mas que ainda aguenta uns bons aninhos.