Os Abatidos 222 – Áster Crianza 2003

Variedade: Varietal 100% Tempranillo.

Origem: Ribera del Duero – Espanha

Álcool:  14 %

A linha Áster faz parte dos vinhos elaborados pela La Rioja Alta tradicional produtor de Rioja. Fundada em 1890 por 5 familias Riojanas e Bascas que quatorze anos depois, em 1904, concretizaram uma joint Venture com a a Viña Ardanza. Em 1988 adquirem a Lagar de Cevera em Rias Bajas,mais recentente em 1990 começam a plantar vinhedos em Ribera del Duero e em 2000 fundam a Ásper. Já em 1995 também adquirem a Torre de Oña em Rioja Alavesa . Hoje o grupo possui por volta de 750 hectares de vinhedos alguns deles seguindo os princípios da agricultura orgânica. A vinícola elabora 4 linhas, a primeira com os rótulos L Rioja Alta, Vinha Ardanza e Viña Alberdi, a segunda Torre de Oña também na Rioja com os rótulos Finca Martelo, Torre de Oña, e Finca San Marti, a terceira Lagar de Cervera em Rias Bajas com os rótulos Lagar de Cervera e Pazo de Soane , e finalmente a quarta Àster, em Ribera del Duero com os rótulos Áster Finca del Otero e Áter Crianza.

Preço: R$ 600

Onde encontrar: Zahil

Descritivo: Granada, alta concentração de cor, halo de evolução presente. Cereja no licor, amoras maduras, chocolate, especiarias como cravo e canela, pimentão vermelho final com alcaçuz e baunilha bem integrada. Na boca, ótima acidez, taninos finos e domados, encorpado, ponta de álcool, persistência longa e retrogosto bem frutado com evolução. Um vinho maduro, suculento, estruturado que enche a boca, característico de uma safra quente. Deveria ter aberto o mesmo para acompanhar carnes ensopadas.

Vinificação e Guarda – Uvas colhidas à mão, fermentação alcoólica e malolática concluídas até o final de dezembro. O vinho foi transferido para barricas em maio de 2004. Estagiou em carvalho francês novo (40%) e carvalho americano e trasfegado de maneira tradicional, barril a barril, a cada 6 meses. Após 24 meses o vinho foi transferido para tanques para homogeneização e engarrafado em junho de 2006.

Avaliação: 3,5

Deixe um comentário