Uma data especial para vinhos especiais, foi assim a prova virtual organizada pela importadora Via Vini do amigo André Maculan, que este ano completa 18 anos de estrada, com os vinhos da tradicionalíssima Ricasoli. A apresentação contou com a participação especial do simpático proprietário da vinícola Francesco Ricasoli, o 32º Barão Ricasoli desta histórica família. A família Ricasoli sempre figurou entre os nobres dignitários feudais do Império de Carlos Magno, e foram desde sempre alinhados à família dos Medicis, disponibilizando seus exércitos em defesa de Florença desde 1200, e gerações de nobres Ricasoli traçaram o curso da história tendo como pano de fundo o Castello de Brolio desde as eternas batalhas com Siena, à unidade da Itália. Já nos tempos mais recentes destaca-se Bettino Ricasoli, o “Barão de Ferro”, que ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Ministros por dois mandatos na Itália unida pós-Cavour, e responsável por criar a chamada formula do Chianti. A Vinícola possui hoje 1200 hectares de terras sendo 240 ocupada por vinhedos e 26 com azeitonas. Cabe a Francesco em 1970 o desafio de recomprar as propriedades e seu próprio nome por conta da venda realizada depois da segunda guerra mundial quando a família passou por graves problemas financeiros. Mas Francesco não parou por aí, pois além da recompra atualizou os processos produtivo da vinícola além de reestruturar totalmente seus vinhedos. Mais recentemente foi responsável pelo trabalho de análise de seus solos que finalizou com o lançamento de seus 3 Crus que tivemos o prazer de degustar hoje. E por falar nisto vamos a minhas impressões sobre os vinhos degustados:
Chianti Classico Gran Selezione Colledila 2018 –Varietal 100% Sangiovese com 13,5% de álcool e passagem de 22 meses por tonneaux, elaborado com uvas de solo calcário argiloso muito pedregoso, rico em carbonato de cálcio e pobre em matéria orgânica. Rubi, indo para granada, ralo, leve halo de evolução. Muito complexo, trazendo cereja madura lembrando, maraschino, ervas aromáticas, menta, leve toque químico, especiarias, violetas e sottobosco. Na boca, tripé acidez, tanino e álcool perfeito, macio, bom corpo, persistência longa final de boca confirmando o maraschino e um leve tostado. Um vinho sedoso elegante, com tudo em seu lugar, pronto para ser consumido, surpreendendo pela fineza de seus taninos. Foi meu favorito para consumo imediato, mas com potencial de guarda.
Chianti Classico Gran Selezione Roncione 2018 – Varietal 100% Sangiovese com 14% de álcool e passagem de 18 meses por tonneaux, elaborado com uvas de solo composto por depósitos marinhos com areia e pedras. Rubi, indo para granada, ralo, leve halo de evolução. Austero, fruta negra fresca, ameixa, toque de flores escuras, mineral, pedra britada, brisa do mar, leve acidez volátil que dá frescor ao vinho. Na boca, ótima acidez, taninos finos ainda levemente presentes, bom corpo, direto, persistência longa, final vibrante com frutas frescas, e leve salinidade. Um vinho vertical refrescante com tremendo potencial de guarda, foi meu segundo do painel inteiro
Chianti Classico Gran Selezione Ceneprimo 2018 – Varietal 100% Sangiovese com 14,5% de álcool, e passagem de 22 meses em Tonneaux elaborado com uvas de solo argilo-siltoso com presença de calcário e pobres de matéria orgânica. – Rubi, ralo, leve halo de evolução. Nariz complexo com cereja madura bem presente, violetas, pêssego, terroso e sangue. Na boca ótima acidez, encorpado, longo, presença de taninos, mais alcoólico que os dois anteriores. Um vinho portentoso, mas ainda não pronto para consumo, recomenda-se guarda. Esse vinho vai longe.
Chianti Classico Castello di Brolio Gran Selezione Ricasoli 2016 – Corte de Sangiovese com Colorino, com 14% de álcool, e passagem de 18 meses por Tonneaux elaborado com mescla de uvas de seus diversos vinhedos – Rubi, ralo, leve halo. Fruta vermelha madura, ameixa, balsâmico, pimenta preta, herbáceo, terroso, e toque de baunilha. Na boca, acidez média, taninos presentes, corpo médio, final de boca mais rústico pedindo comida. Um Chianti que mostra muita tipicidade, e altamente gastronômico. Uma das coisas que me surpreende neste vinho e seu constante padrão de qualidade seja lá qual for a safra.
Casalferro 2016 – Varietal 100% Merlot, com 14,5% de álcool e passagem de 18 meses por toneaux elaborado com uvas de solos argilosos e pobres em material orgânico. – Rubi um pouco mais intenso que os vinhos anteriores, sem halo. Olfativamente trazendo frutas negras maduras, pétalas de rosa, especiarias, pimenta do reino, leve pimentão e baunilha. Na boca boa acidez, taninos muito finos ainda presentes, ponta de álcool, retrogosto trazendo as frutas e certa amêndoa. Um supertoscano de alta qualidade que nasceu varietal Sangiovese, virou corte de Sangiovese com Merlot e hoje em dia encontrou seu nicho como varietal Merlot
Torricella Ricasoli 2018 – Varietal 100% Chardonnay com 13% de álcool, e passagem de 9 meses por tonneaux. – Palha verdeal, brilhante. Nariz marcado por aromas de pêssego verde, grama cortada, mineral, flores brancas e cítrico. Na boca equilibrado, leve tanicidade, macio, persistência média, com final seco e refrescante. Um branco delicioso.
Parabéns ao Francesco pela inovação em elaborar seus Crus Toscanos e para o André por trazer estas verdadeiras joias para nós.
Via Vini – Site www.viavini.com.br – Fone (011) 5032 0140
#Ricasoli #Chianti #ChiantiGranSelezione # Sangiovese #Viavini