Concha y Toro acaba de usar seu rotulo Gran Reserva, para identificar seus vinhos produzidos dentro das práticas sustentáveis, que protegem a biodiversidade dos biomas chilenos. Esta é a primeira linha da vinícola chilena, na qual a origem de cada variedade está associada a diferentes bacias hidrográficas no Chile. Gran Reserva chega ao mercado brasileiro nos rótulos Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carménère, ao preço sugerido de R$ 109,90. O Sauvignon Blanc e elaborado com uvas da ribeira do rio Rapel, D.O. Litueche, no vale de Colchagua, o Cabernet Sauvignon vem dos vinhedos Palo Santo na ribeira do Tinguiririca, Denominação de Origem (D.O.) Marchigüe, no vale de Colchagua, e finalmente o Carménère de Peumo, na ribeira do Cachapoal, D.O. Peumo, no vale de Cachapoal. Na semana passada participei de evento de lançamento desta linha onde degustei os 3 exemplares:
Gran Reserva Sauvignon Blanc 2021 – Vinho elaborado com uvas de clima frio provenientes do Vinhedo Ucúquer, localizado a 14 quilômetros do Oceano Pacífico, onde as constantes brisas do mar e do Lago Rapel refrescam o vinhedo, onde crescem 22 hectares de videiras Sauvignon Blanc. O vinho passa 6 meses em tanques de inox, e uma pequena porção é envelhecida em barricas de carvalho francês. Palha com reflexos esverdeados. Olfativamente, limpo, frutas cítricas, ervas aromáticas, mineral lembrando pedra molhada, e brisa do mar. Na boca acidez cortante, leve tanino, boa estrutura, longo, final fresco e mineral. Um vinho com muita tensão foi meu favorito.
Gran Reserva Carménère 2020 – Este Carménère é produzido com uvas de vinhedo localizado a 170 metros acima do nível do mar e se estende ao longo do rio Cachapoal, em terraços de colinas da cordilheira da Costa. Região de solos profundos com a primeira camada de argila que retém a umidade, e permite à parreira estar ativa até o final de maio quando o Carménère é colhido. – Rubi, extra tinto, sem halo. Nariz bem frutado trazendo framboesa, mirtilo bem maduras com toque adocicado, folhas verdes, e pimenta. Na boca boa acidez, taninos presentes, encorpado, final frutado com amêndoas amargas. Um Carménère um pouco mais rústico e gastronômico
Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2020 – Este exemplar é elaborado com uvas de vinhedos localizados a 180 metros acima do nível do mar, que se estendem ao longo de encostas e terraços próximos à ribeira sul do rio Tinguiririca. O solo é coluvial, com suaves encostas de origem granítica. Também apresenta terraços originados pelo depósito de sedimentos arrastados pelo rio Tinguiririca. – Violeta escuro, média concentração, sem halo. Olfativamente complexo, trazendo cerejas e ameixas, couro, toque herbáceo, especiarias, pimentão, e leve tostado. Na boca ótima acidez, taninos finos já prontos, corpo médio final de boca macio e equilibrado. Um vinho elegante , macio, suculento.
Parabéns a Concha y Toro por este lançamento vinhos sustentáveis, de qualidade, a preços convidativos
#conchaytoro #granreserva #winesofchile #sauvignonblanc #carmenere #cabernetsauvignon