Os Abatidos 236 – Petto Dragone 2014

Produtor: Gambino

Variedade: 100% Nerello Mascalese

Origem: Sicília – Itália

Álcool:  13,5 %

Este vinho tem uma história, ele foi adquirido na sede da Gambino por ocasião de viagem que fiz á Sicília a convite dos produtores locais a 6 anos atrás. Lembro termos provado 5 ou 6 vinhos entre eles um a amostra de barrica do Petto Dragone que foi disparado meu favorito. Com base nisto pedi à pessoa que nos atendia, que se minha memória não falha era Francesco Gambino, que queria adquirir uma garrafa deste exemplar, meio sem jeito ele disse que o vinho ainda não tinha sido engarrafado e que desta forma não tinham condições de efetuar a venda. Perguntei se seria muito trabalhoso engarrafar um exemplar, e lembro que pelo menos 4 jornalistas de outros países que estavam junto também manifestaram a vontade de adquirir um exemplar . E enfim tivemos nosso desejo realizado. Conto um pouco da história até porque os mais detalhistas poderão se perguntar por que a garrafa não tem o rotulo original. Aproveitando esta curta história devo dizer que nenhum jornalista presente perguntou se os proprietários tinham algum parentesco com a famosa família que habitava Nova York, hic.

A vinícola iniciou suas atividades em 2002 aproveitando o boom dos vinhos elaborados em terras vulcânicas do Etna, entretanto a família comprou as terras já com vinhedos plantados por volta dos anos setenta. Hoje a vinícola possui 25 hectares de vinhedos, sendo 9 do vinhedo Petto Dragone que tem mais de 40 anos de idade. Na zona central da Sicilia plantam as variedades Grillo, Cabernet Sauvignon, e Nero d’Avola, enquanto no Etna o Nerello Mascalese, Nerello Cappuccio, Cataratto e Carricante

Preço: Não disponível no Brasil. Na Europa custa 40 Euros a garrafa.

Descrição: Granada, ralo, halo de evolução. Complexo, morango, terroso, especiarias doces, tostado, cítrico, floral lembrando sabonete, terroso e pedra britada. Ótima acidez, taninos presentes, mas muito finos, corpo médio, longo, retrogosto frutado e mineral. Um vinho, estruturado, deliciosamente pronto, mas que promete mais tempo de guarda.

Vinificação e Guarda – Passagem de 12 meses por botes de 2.500 litros, mais 12 meses em tanques de aço inox, e finalmente 12 meses em garrafa antes de ser colocado no mercado.

Avaliação: 3,5

Deixe um comentário