Produtor: Pithon Paillé
Variedade: 100% Chenin Blanc
Origem: Loire – França
Álcool: 13 %
A Pithon-Paillé foi fundada em 2008 por Jo e Isabelle Pithon e Josph e Wendy Paillé. A vinícola possui 13 hectares sendo 11 de Chenin Blanc e 2 de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Groslot. Todos com certificação de agricultura orgânica pela Qualité France. Produziam vinhos sob a AOC (Appelation Origin Controlee) em Anjou Blanc, Anjou Rouge, Savennieres, Coteaux du Layon e Quarts des Chaume. Em 2018 os fundadores resolveram vender o negócio para um empresário francês que hoje nomeia seus vinhos como Belargus
Vinificação e guarda. Uma atividade de vinificação artesanal. O nome Mosaik vem do fato de se utilizarem de dois vinhedos com solos diferentes na elaboração deste exemplar, o Puy Notre Dame com predominância de solo calcário e o Coteaux de la Loire com seus solo de ardósia, sendo ambos dentro de agricultura bio dinâmica As uvas ficam por até 24 horas em contacto com as cascas, a seguir passam por maturação, e finalmente 12 meses de guarda em foudres com até 5 anos de uso.
Descrição: Palha indo para dourado. Olfativamente marcado pela mineralidade trazendo aromas de pedra molhada, grafite, fluido de isqueiro, notas de flores brancas e cítricos doces. Na boca incrivelmente fresco, direto, corpo médio, persistência longa e final refrescante lembrando brisa do mar com seu leve salgadinho.
Preço: Não mais disponível no mercado
Onde encontrar: A garrafa provada faz parte de uma importação que realizamos a uns 8 anos atrás juntando um grupo de apreciadores deste tipo de vinho.
Este exemplar foi consumido esta semana por ocasião do aniversário do amigo Alberto Baggiani
Avaliação 3,5