Produtor: Feudo Montoni
Uvas: 100% Perricone
Origem: Sicília – Itália
Álcool: 13,5 %
Preço: USD 20 nos EUA
Importador: Vinho trazido do exterior
Elaborados com uvas de agricultura orgânica, a partir de 2013 certificados como biológicos
Solo: Argiloso/Arenoso
A história
Feudo Montoni produz vinhos desde 1469, atualmente é gerenciado por Fabio Sireci, a terceira geração de uma família dedicada a produzir as expressões mais refinadas deste tradicional terroir. Tudo teve início quando Rosario Sireci comprou a propriedade no final de 1800.
Cuidado com parreirais: Formação das vinhas em Alberello, adubação orgânica com favas, adubação orgânica com esterco, defesa biológica de plantas com enxofre, irrigação de emergência com água retirada da lagoa própria.
Processo e envelhecimento – “Nossos vinhos são manipulados o mínimo possível pela intervenção humana”, diz Fabio Sireci sobre os métodos de sua família, que empregam o “conceito cru” de engarrafar um vinho com as melhores uvas de um único vinhedo. A colheita é manual, e o transporte dos cachos é feito em pequenos caixotes. Vinificação: Fermentação em recipiente de concreto. Fermentação malolática espontânea inteiramente realizada em cimento. Maturação com passagem de 8 meses em tanques de cimento, 3 meses em barricas de carvalho, e 3 meses em garrafa.
Manutenção de vinhedos antigos: Utiliza-se da ramificação, uma técnica utilizada em plantas velhas (40 – 70 anos). No outono, um ramo da planta-mãe é enterrado: a parte enterrada criará suas pequenas raízes enquanto novos brotos crescerão dos botões acima do solo.
Notas de degustação – Rubi com reflexos violáceos, média concentração, sem halo. Olfativamente bem frutado com ameixa e cereja madura, especiarias, leve herbáceo, chocolate e alcaçuz. Na boca, acidez correta, taninos finos e macios, untuoso, encorpado, longo final frutado confirmando o chocolate e a cereja.
Pontuação: 3,5