Produtor La Spinetta
Safra 2021
Uvas – Varietal 100% Timorasso
Origem: Piemonte – Itália
Álcool: 13%
Preço: R$ 498
Importador – Ravin
A História
Tudo começou no início dos anos 1960 com Giuseppe, conhecido como Pin, e Lidia Rivetti, com o passar dos anos passaram o comando da vinícola para os filhos Carlo, Bruno , Giorgio e Giovanna. Em 1977 lançaram o primeiro Moscato Cru da Itália o Bricco Quaglia e Biancospin, e em 1985 o Barbera Cà di Pian , mas seus grandes Barbarescos só começaram a ser produzidos em 1995 da vinha Gallina, seguido pelo Starderi em 1996 e do Valeirano em 1997. Já em 2001 totalmente consolidados no Piemonte os irmãos Carlo, Bruno e Giorgio voltaram seu olhar para a Toscana inaugurando a Casanova della Spinetta, e a expansão do seu negócio seguiu em 2011 quando adquiriram a vinícola Contract , uma histórica casa de espumantes piemontesa.
Localização, solo e clima
A Spinetta conta hoje com diversos vinhedos a saber: Galina com 5,5 hectares com vinhedos de 55 anos e silos de calcário margoso, fortemente caracterizado por areias claras. Starderi com 4,5 hectares de vinhedos com 55 anos e solo composto por margas calcárias azuladas e pequenas porcentagens de argila. Valeirano com 2,5 hectares com vinhedos de 55 anos e solos de Marga calcária argilosa, de origem marinha, tendendo a arenosa. Bordini com 4,5 hectares de vinhedos com 40 anos e solos de Calcário margoso.Bionzo com 5 hectares de vinhedos de 60 anos e solos de Marna calcarea argillosa.Campé com 3,5 hectares e vinhedos com 60 anos em solos de origem aluvial, caracterizada por um manto de argila calcária. Finalmente Garretti com 3,5 hectares de vinhedos com 70 anos e solos de origem aluvial, caracterizada por um manto de argila calcária.
Processo
Varietal 100% Timorasso antigo vinhedo autóctone piemontês. Desengace e prensagem suave; a seguir, fermentação alcoólica em pequenas cubas de aço a temperatura controlada. O vinho repousa sobre as suas borras durante cerca de 8 meses, para depois ser filtrado e engarrafado, onde estagia mais 3 meses.
Notas de degustação Palha verdeal brilhante. No nariz muito limpo trazendo aromas florais, mel, toque de petrolato, pêssego fresco, e muita mineralidade. Na boca presença de agulhas, alta acidez, seco, corpo amplo retrogosto refrescante e mineral com leve presença de frutas brancas e mineral.
Pontuação: 3,5
#LaSpinetta #Ravin #Timorasso #Piemonte #VinhosdoPiemonte #ViniItaliani #VinhosdaItalia