Apreciador de vinho sempre arruma um motivo convincente para reunir amigos para um bom jantar regado a vinho. Desta vez a desculpa foi reunir um grupo de palmeirenses para comemora o final deste ano e porque não os 3 títulos levantados em 2023. E claro devidamente fardados. O local escolhido foi o restaurante Zucco e a equipe contou com presença do Alessandro Tommasi, Bruno Airaghi, Gilberto Medeiros Humberto Casagrande, Fabio Miolo e Walter Tommasi e foi uma pena não termos no grupo os convidados André, o Lamberto e o Castilho todos com motivos de força maior. Como vocês podem ver na foto dois torcedores vieram sem o manto, o Fabio que não levou a sério a proposta e o Bruno que não tem camisa do verdão e aqui entre nós acho que nem palmeirense ele é.
Foi um jantar extremamente descontraído onde nem me dei muito o trabalho de anotar minhas analises sobre cada um dos vinhos tomados, Vamos aos vinhos e a sensação que tive com cada um deles.
Ferrari Maximum Extra Brut Rosé – Corte de Pinot Nero e Chardonnay da região do Trentino com 30 meses de sur lie com 12% de álcool – Cremosa e refrescante
Livio Felluga Sauvignon Blanc Colli Orientali 2016 – Varietal Sauvignon Blanc da região do Friuli sem passagem por madura, mas com 6 meses em contato com as lias e 12% de álcool – Vibrante e gastronômico.
Les Sables Cour Cheverny Philippe Tessier 2018 – Varietal 100% Romorantin da região do Loire com 12% de álcool – O raro e deliciosamente mineral
Marquesi di Barolo Nebbiolo 1967 – Varietal 100% Nebbiolo da região do Piemonte com 13 de álcool – Um vinho senhoril ainda muito vivo apesar dos seus 56 anos.
Brunello di Montalcino Riserva Argiano 2012 – Varietal 100% Sangiovese da região da Toscana com 24 meses em botes da Eslavônia, com 13,5% de álcool. Um senhor Brunello foi destaque.
Poggio Scalette Il Carbonaione 2000 – Varietal 100% Sangiovese da região da Toscana com 14 meses em toneaux franceses e americanos com 13,5% de álcool. O supertoscano que elabora seus vinhos com uvas de Lamole o novo xodó da Toscana, uma delícia.
Brunello di Montalcino Il Poggione 2010 – Varietal 100% Sangiovese da região da Toscana com longa passagem por barrica com14,5% álcool. Um Brunello pronto, mas mais poderoso e moderno.
Donna Fugata Sherazade 2013 – Varietal 100% Nero D’Avola da região da Sicília sem passagem por madeira com 13% de álcool. Um vinho bem frutado um suco de amoras.
Contrada R 2016 – Varietal 100% Nerello Mascalese da região da Sicília com 18 meses em botes grande de carvalho, e 14,5% de álcool. Um vinho vertical fresco de muita mineralidade.
Jerez Permartin Oloroso – Varietal 100% Palomino da região de Jerez com passagem de 3 anos por soleras e 18% de álcool. Um final delicioso que só um Jerez pode propiciar.
Pelos vinhos tomados e a qualidade dos participantes já estou propondo um novo encontro assim que o Palmeiras ganhar seu primeiro título em 2024
Desejo a todos um Feliz Natal e um 2024 com muita saúde, alegria e realizações
#Ferrari #LivioFelluga #PhilppeTessier #MarchesidiBarolo #Argiano #IlCarbonaione #IlPoggione #Passopisciaro #DonnaFugata #Permartin #VinhosdoVelhoMundo #Natal #Palmeiras