Quinta das Bágeiras Garrafeira Tinto – Os Abatidos 316

Produtor – Quinta das Bágeiras

Uvas – Varietal 100% Baga

Safra – 2009

Origem – Bairrada Portugal

Álcool – 14,5%

Importadora: Premium Wines

Preço: Por volta de R$650,00

HISTÓRIA

Fundada em 1989 por Mário Sérgio Alves Nuno em Sangalhos na região da Bairrada, contando com vinhedos do Fausto, seu avô paterno, que foram reunidos com outro do seu avô materno para fundar a primeira empresa vinícola da Bairrada em mais de 20 anos. Com o apoio fundamental de seu pai Abel, 12 hectares de vinha que até então produziam vinho vendido a granel para caves da região, foram transformados em vinhos engarrafados com a nossa marca. À área de vinha inicial juntaram-se, mais tarde, outros 16 hectares, sempre no melhor “terroir” da Bairrada.

VINHEDOS

A vinícola hoje em dia possui 28 hectares de vinhedos com vinhas muito velhas e vinhas mais recentes, plantadas nos melhores terroirs da Bairrada, em pequenas parcelas. O solo é argiloso, arenoso e argilo-calcários onde estão plantadas as tintas Baga (parte em vinhas centenárias) e Touriga Nacional, além das brancas Maria Gomes, Bical e Sercial para a produção de espumantes, brancos e tintos.

PRODUÇÃO E GUARDA

As uvas colhidas manualmente são fermentadas entre 5 a 8 dias em lagar aberto com engaço. Depois, é feita uma remontagem várias vezes ao dia, até atingirem a intensidade correta. O vinho acaba a fermentação em tonéis de madeira com uso. Enquanto repousa é passado a limpo e estagia nos mesmos tonéis cerca de 18 meses. É engarrafado sem colagem ou filtragem. É um vinho que só se produz em anos de excepcional qualidade.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO

Rubi extra tinto, sem halo. Nariz marcado pelas frutas negras, grafite, tinta nanquim, menta, toque vinoso, e tostado lembrando caixa de charutos.  Na boca alta acidez, taninos finos presentes, picante, austero retrogosto com frutas negras maduras leve terciário e mineralidade. Um vinho austero que promete ainda longa guarda

Avaliação 4

#QuintadasBageiras #Baga #Bairrada #VinhosdePortugal #Vinho #ino #Wine #VelhoMundo

Deixe um comentário