Dei Grassi Dolcetto D’Alba – Os Abatidos 335

Produtor – Elio Grasso

Uvas – Dolcetto

Safra – 2013

Origem – Piemonte Itália

Álcool – 13%

Preço Por volta de R$ 350

Importador – Interfood

HISTÓRIA

Nascido em Monforte d’Alba, de família abastada com diversas propriedades vinícolas parecia destinado a uma carreira como produtor de Barolo. Mas em vez disso escolheu trabalhar no mundo das finanças vivendo uma existência urbana diferente daquela do mundo rural em que nasceu e foi criado. No início da década de 1980, Elio Grasso decidiu regressar às suas origens, mas não fixando seu objetivo só como produtor de Barolos mas com sua política de pequenos passos começou replantar não só Nebbiolo, mas também Barbera e Dolcetto e desde 1986 também uma pequena parcela de Chardonnay. Sua produção anual não ultrapassa as noventa mil garrafas.

VINHEDOS

A propriedade de Elio Grasso, está situada em Ginestra em Monforte d’Alba, onde se encontra sua vinícola assim como os 42 hectares de terreno, dos quais 24 são florestas e prados que circundam os 18 hectares de vinhedos em solo calcáreo argiloso. Este vinho foi elaborado com uvas de vinhedos com 30 anos

PRODUÇÃO E GUARDA

A vinificação do Dolcetto d’Alba dei Grassi tem fermentação alcoólica em cubas de inox com temperatura controlada, com remontagens diárias. Depois de efetuada a fermentação maloláctica, o vinho permanece em aço e é engarrafado nos meses de abril-Maio sem passagem por madeira. A primeira safra deste vinho se deu em 1980. Atualmente sua produção anal e de 20 mil garrafas.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO

Granada extra tinto, halo de evolução. Nariz com presença de cereja no licor, e amora, flores escuras, ervas aromáticas e toque terroso. Na boca alta acidez, taninos finos, mas ainda presentes, encorpado, persistência longa final de boca frutado com certa evolução. Um bom exemplo que um Dolcetto de boa procedência pode suportar facilmente 10 anos de garrafa.

Avaliação – 3

#ElioGrasso #Dolcetto #Piemonte #viniItaliani #VelhoMundo #DolcettoDalba #MonforteDalba #Vino #Wine #Vinho #Redwine

Deixe um comentário