Produtor – Fontodi
Uvas – Sangiovese
Safra – 2008
Origem – Toscana – Itália.
Álcool – 14 %
Preço – R$ 625.
Importador – Vinci
HISTÓRIA
A história da Fontodi é bem recente, mas um verdadeiro caso de sucesso. A empresa foi adquirida em 1968 pela família Manetti, famosa há oito gerações na produção de terracota, que inclui a reconstrução dos azulejos para o restauro da cúpula da Catedral de Florença e do piso da Galeria Uffizi. Mas foi em 1980 que a família Manetti decidiu transformar uma simples casa de campo numa aposta promissora no negócio do vinho. Dino, Giovanni e Marco cuidaram disso com a supervisão do pai. Mas com o passar dos anos o destaque coube a Giovanni que além de tornar a vinícola uma das mais importantes da Toscana ainda foi levado por votação dos associados a presidência do Consorcio do Chianti Clássico. por dois mandatos seguidos. Um passo muito significativo foi em 1981, quando com a colaboração do enólogo Franco Bernabei, criaram o ícone Flaccianello della Pieve.um dos melhores vinhos da Itália.
VINHEDOS
A Fontodi possui 220 hectares, dos quais 100 são ocupados por vinhedos com certificação orgânica. A Sangiovese ocupa 95% da superfície dos vinhedos, as demais variedades são Pinot Noir, Syrah, Sauvignon Blanc, Malvasia.
PRODUÇÃO E GUARDA
A vinícola segue os princípios da agricultura orgânica e sustentável com toda colheita feita manualmente. não são utilizados produtos químicos sintéticos, por outro lado aproveitam ao máximo os recursos internos da empresa, por exemplo, as vinhas são fertilizadas com um composto produzido pela combinação de resíduos de poda e estrume da criação Chianina presente na empresa. Na vinificação a fermentação é espontânea com leveduras indígenas, maceração por 3 semanas com enchimento frequente em cubas de aço, e 18 meses de envelhecimento em barricas Allier e Tronçais. Produção anual por volta das 170 mil garrafas.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO – Granada com média concentração e halo intenso de evolução. Olfativamente com boa presença de frutas negras bem maduras, toque balsâmico, violetas, cacau e sotobosco. Na boca surpreendentemente jovem e vibrante, com alta acidez, taninos finos típicos da casta, persistência longa, textura sedosa e final de boca com deliciosa tensão. Um ótimo Chianti pronto para o consumo, mas que promete ainda mais tempo de guarda.
Avaliação – 3,5
#Fontodi #Vinci #Sangivese #Toscana #Chianti #ChiantiClassico #PanzanoinChianti #ViniItaliani #Wine #ino #Vinho #VelhoMundo