Produtor – Marqués de Murrieta
Uvas – 86% Tempranillo, 8% Graciano, 4% Mazuelo e 2% Garnacha
Safra – 2007
Origem – Rioja – Espanha
Álcool – 14 %
Preço – R$ 429
Importador – World Wine
HISTÓRIA
Don Luciano Murrieta, passou um tempo em Bordeaux onde aprendeu as técnicas de vinificação, aplicando as mesmas mais tarde na Rioja, onde produziu seu primeiro vinho em 1852. Tendo como objetivo elaborar um vinho com qualidade e com potencial de envelhecimento para que tivesse capacidade para ser exportado para fora de Espanha. Por isso não hesitou em enviar a lendária safra de 1852 para países como México e Cuba, tornando-se também o primeiro Rioja a ser exportado. Desde 1983, a Família Cebrián-Sagarriga está à frente da Marqués de Murrieta Estates & Wines Em 2021 o grande projeto de reforma do vinícola se completa com a inauguração da nova área de produção, um complexo de edifícios com mais de 25.000 metros quadrados, construído próximo ao Castelo Ygay.
VINHEDOS
Os vinhedos da vinícola estão localizados na Finca Ygay, uma vinha de 300 hectares, situada a sul de Rioja Alta, que circunda sua adega, permitindo-nos um controle exaustivo da qualidade dos vinhos desde o momento em que nascem.
PRODUÇÃO E GUARDA
Após recepção na adega, os cachos são desengaçados e as castas fermentam separadamente em cubas de inox, com controle de temperatura por 8 a 10 dias durante os quais se realizam remontagens para promover o contacto do mosto com as películas e provocar uma extração lenta e natural de aromas e polifenóis. Após a fermentação, as partes sólidas das uvas são prensadas em lagares verticais através de um processo suave e lento que favorece a extração da cor e dos taninos maduros. O processo de maturação leva 21 meses em barricas de carvalho americano com capacidade de 225 litros e mais 24 meses em garrafa.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO – Granada com média concentração e halo intenso de evolução. Olfativamente com forte presença de frutas vermelhas como framboesa e cereja já com notas de evolução, cogumelos, alecrim, e sândalo, além dos tostados dominados pelo coco queimado e toque terrosos. Na boca maduro, boa acidez, taninos domados, corpo médio para amplo, cremoso, persistência longa retrogosto trazendo de volta as frutas com toque de evolução e os terciários. A garrafa esvaziou rapidamente
Avaliação – 3,5
#MarqesdeMurrieta #Ygay #GrandCru #Tempranillo #Graciano #Mazuelo #Garnacha #VinosdeEspana #inhosEspanhois #Velho Mundo #Rioja Vino #Vinho #Wine