Peter Lauer Fab 2 Ayler Kupp – Os Abatidos 302

Produtor – Peter Lauer

Uvas – Varietal 100% Riesling

Safra: 2011

Origem: Saar -Mosel – Alemanha

Álcool: 13 %

Importador: sem importador no Brasil

Preço: Euros 22 na Europa

HISTÓRIA

Peter Lauer é uma vinícola familiar localizada na região de Saar no Mosel fundada em 1830 pela família Konen. Em 1904 o viticultor Matthias Lauer casou-se com a filha de Matthias Könen e assumiu o negócio vitivinícola em 1913. Lauer acrescentou a ela suas propriedades vinícolas. Peter Lauer nasceu em 1906 e depois de completar a sua aprendizagem no cultivo e enxertia de vinhas, assumiu a adega da família em 1938 e conduziu-a durante os tempos difíceis da era nazista. Em 1956, Peter Lauer expandiu seu negócio com a aquisição do renomado Weingut Notar Tappen-Mungenast em Saarburg, Lauer adicionou parcelas bem posicionadas em “Neuenberg” e “Untersten Berg” dentro de Ayler Kupp, bem como uma parcela de escolha em “Feils”.

Em 1973, Peter Lauer II assumiu a propriedade com vinhas nos melhores locais do Sarre, na região do grande Mosel. Desde 2006, Peter II e seu filho Florian já na 5ª geração trabalham juntos no vinhedo e na adega, contando com vinhos tranquilos, espumantes escolhidos a dedo, veganos e sustentáveis, feitos exclusivamente de Riesling.

VINHEDOS

Peter Lauer possui seus vinhedos de Riesling em uma das melhores encostas íngremes do Sarre. ao redor de Ayl.  Dentro destas encostas possuem parcelas com vinhas com até 100 anos de idade, que se caracterizam por um microclima especial, e por isso produzem vinhos inconfundíveis. Estas parcelas são vinificadas separadamente e encarnam o “terroir” ao mais alto nível. Seus vinhedos são classificados como Grosse Lagee, Grosse Lage parcela Kupp, Erste Lage (Grand Cru), Ortswein, e Gebietswein. Nos vinhedos não utilizam substâncias que destruam ervas ou envenenem insetos ou ácaros. Utilizam os princípios da viticultura orgânica sem o uso da toxina ambiental cobre, que comprovadamente mata minhocas e microorganismos do solo. Os fertilizantes orgânicos provenientes dos estábulos de gado e de cavalos da região são usados ​​nas encostas. Não utilizam máquinas pesadas para evitar a compactação do solo

PRODUÇÃO E GUARDA

Os vinhos são vinificados de acordo com antigas práticas de vinificação artesanal e tradicional e fermentados espontaneamente sem leveduras geneticamente modificadas ou cultivadas. As vinhas servem de fonte destas leveduras selvagens. Mas a adega também abriga flora natural. Os vinhos alcançam a sua estabilidade e equilíbrio através de fermentações longas e lentas e de extenso contacto com as borras – parcialmente apoiado por agitação das borras. Isso também torna supérfluo o uso de bentonitas, prescindindo dos agentes de colagem de origem animal comumente usados, como cola de peixe, gelatina ou caseína. Os vinhos assim vinificados representam um artesanato autêntico e mostram o seu ponto de origem.

.NOTAS DE DEGUSTAÇÃO

Dourado, brilhante. Olfativamente complexo com presença de pêssego maduro, pera cozida, leve cítrico, petrolato e pedra britada. Na boca acidez intensas coro médio, untuoso, texturado, persistência longa final de boca frutado com muito leve e agradável dulçor. Um grande Riesling , maduro, fresco e muito elegante.  Avaliação 4

#PeterLauer #Riesling #Saar #Mosel #Germanwines Vinho #Wine #Vino #VinhoBranco

Deixe um comentário