Da esquerda para a direita Tommasi, José Miguel Viu, Luiz Horta, Didu Russo e Ricardo Castilho
Ícone é um a palavra muito usada pelos produtores de vinhos do Chile e significa coisa ou pessoa que se destaca ou se distingue em relação aos demais. Quase todos os produtores tem um rótulo que tem o papel de representar a vinícola no restrito grupo de vinhos ícones. No caso da Viu Manent o grande representante é o Viu 1. É um vinho de edição limitada com garrafas numeradas que é produzido a partir de uma rigorosa seleção de suas melhores uvas provenientes do quartel N° 4 do vinhedo San Carlos, estabelecidas nesse lugar há mais de cem anos Sua primeira safra foi a de 1999 e hoje com o lançamento da safra 2021 chega a sua 20ª edição. O vinho na grande maioria das vezes costuma ser 100% Malbec e outras vezes um corte com predominância da Malbec mas fazendo parceria com Cabernet Sauvignon, e ou Petit Verdot. Vinho elaborado com uvas colhidas manualmente, já na adega passa por seleção de cachos, por desengaçe e finalmente por nova seleção, agora de grãos, eliminando principalmente restos de engaços. A seguir passa por maceração pré-fermentativa a 10 °C por 6 dias. A fermentação alcoólica realizada com leveduras selecionadas, em pequenos tanques de aço inoxidável, entre 24 °C e 25 °C. Após a maceração de 21 dias, passa por descuba seguindo para barris e foudres de carvalho francês por 15 a 22 meses, sendo engarrafado sem filtragem.
Nesta semana tive o prazer de participar do lançamento da safra 2021 em vertical junto a outras 4 safras, com apresentação do seu proprietário José Miguel Viu que esteve no Brasil para este lançamento e apresentação de Lucas Ribeiro como embaixador da marca junto aos importadores. Vamos conhecer cada um dos vinhos provados.
Viu 1 safra 2021 – Safra fria, corte com 83% Malbec, 17% Cabernet Sauvignon, 14% de álcool e passagem de 15 meses por fouldres e barricas francesas. Violáceo, média para alta concentração, sem halo. Olfativamente muito limpo com predominância floral, violetas, cereja, fresca, menta, certa mineralidade e leve terciário. Na boca alta acidez, taninos finos empoeirados, delicado, corpo médio para amplo, final frutado, leve especiaria, e agradável tostado. Vinho jovem, direto, mais austero com grande potencial de guarda.
Viu 1 safra 2019 -Safra moderadamente quente, corte com 86% Malbec, 12% Cabernet Sauvignon, 2% Petit Verdot, 14% de álcool e passagem de 15 meses por fouldres e barricas francesas. Rubi, média concentração, sem halo. Nariz trazendo violetas, especiarias, frutas negras maduras, sottobosco e leve tostado. Na boca, boa acidez, potente, longo, alcoólico, final com fruta madura e tostado mais presente. Vinho mais estruturado e musculoso.
Viu 1 safra 2011 – Safra moderadamente fria, varietal 100 Malbec com 14,5% de álcool, e passagem de 20 meses por barricas novas francesas novas para 98% e americanas 2%. Violáceo extra tinto, sem halo. Nariz perfumado, violetas, especiarias doces, frutas vermelhas, chocolate herbáceo e lácteo. Na boca, macio, sedoso, corpo médio para amplo, persistência longa, final bem furtado e tostado mais intenso.
Viu 1 safra 2007 safra moderadamente fresca, Corte com 94% Malbec, e 6% Petit Verdot , e 14,9% de álcool, com passagem de 22 meses por barricas francesas para 98% e americanas para 2%. Rubi extra tinto, leve halo. Nariz extremamente complexo trazendo amoras maduras, cereja, alcaçuz, violetas, café, cravo e cacau. Na boca tripé acidez, taninos e álcool em harmonia, muito equilibrado, textura agradável final de boca com fruta madura leve presença de terciários. Um vinho maduro, complexo, foi meu favorito do painel.
Viu 1 safra 2005, safra moderadamente fresca. Corte com de Malbec e 17% de Cabernet Sauvignon com 14,5% de álcool e passagem de 22 meses por fouldres e barricas francesas. Rubi, extra tinto, leve halo. Nariz maduro e complexo, com especiarias frutas negras maduras, violetas, toque terroso, cacau e leve tostado. Na boca alta acidez, taninos finos, encorpado, longo final de boca com frutas especiarias e toque de cacau. Um vinho em seu auge foi meu segundo favorito
Preço de venda no mercado por volta de R$ 800,00 #ViuManent #Viu1 #Malbec @DiduRusso @RicardoCastilho @LuizHorta #winesofArgentina @JoseMiguelViu @CH2Acomunicacao