Produtor – Herdade do Esporão
Uvas – Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet
Safra – 2008
Origem – Alentejo – Portugal
Álcool – 14,5 %
Preço – R$ 200 ara safra 2021
Importador – Qualimpor
HISTÓRIA
A história da Herdade do Esporão é relativamente recente mas rica, e teve início em 1973 quando José Roquette e Joaquim Bandeira adquiriram as terras, iniciando projeto de produção de vinhos com sua empresa chamada Finagra mas que foi interrompido em 1974 com a Revolução dos Cravos, pois um ano depois a empresa foi nacionalizada e Roquette preso, até que em 1979 , pela Lei Barreto a Esporão foi reprivatizada dando início a uma história de sucesso que culminou com a primeira colheita e nascimento da marca Esporão no ano de 1985, por outro lado a propriedade, tem uma longa história que nos leva a 1267, quando Dom João Aboim, comprou um terreno que nominado Defesa do Esporão.
VINHEDOS
A Herdade do Esporão localiza-se no Alentejo, na sub-região de Reguengos de Monsaraz. Com uma área total de 1.840 ha e com limites geográficos inalterados desde 1267. Dentro desta área encontramos 441 ha de vinhedos, com cerca de 40 castas, e 93 ha de olivais com 4 variedades de azeitonas, ambos integralmente certificados com de produção biológica. Além da área produtiva a empresa possui um campo ampelográfico, com quase 10 ha de área, que promove a preservação e investigação de um conjunto de castas nacionais e internacionais, algumas delas quase esquecidas e em perigo de extinção, num total de 189 castas.
PRODUÇÃO E GUARDA
Para produção deste vinho cada casta foi vindimada separadamente procurando o seu momento ótimo de maturação. Após a colheita, as uvas foram desengaçadas e esmagadas seguindo-se a fermentação alcoólica em cubas de inox, concreto ou em lagares de mármore. Após prensagem, fermentação maloláctica em cubas de inox. Para maturação 12 meses em barricas americanas e francesas, novas e usadas, após o engarrafamento seguem por mais 6 meses de estágio em garrafa.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO – Granada com média concentração e halo intenso de evolução. Nariz marcado por frutas vermelhas maduras com leve evolução, especiarias doces, ervas aromáticas, notas de flores secas, mineralidade e tostado bem integrado. Na boca acidez correta, taninos finos polidos, bom corpo, persistência longa retrogosto confirmando o olfativo. Que bom tomar um vinho como este, maduro, sedoso e de grande safra
Avaliação – 3,5
#HerdadedoEsporao #Esorao #Qualimpor #Alenteo #VinhosdePortugal #Aragones #Trincadeira #CabernetSauvignon #AlicanteBouchet #inho #Vino #Wine #VelhoMundo