
Produtor – Jean Paul Thévenet
Uvas – Varieal 100% Gamay
Safra – 2012
Origem – Borgonha – Franca
Álcool – 13 %
Preço – 20 Euros na Europa
Importador – Sem importador no Brasil neste momento
HISTÓRIA – Jean-Paul Thevenet é da terceira geração da família a vinificar vinhos na região de Morgon. Ele assumiu o comando, em 1970, ainda na época em que a região se encontrava em uma condição precária devido à produção em massa por meio da agricultura química, cultivo excessivo, colheita de frutas verdes, chaptalização e ao uso excessivo de sulfitos para compensar a baixa qualidade da fruta. Jean-Paul adotou lentamente as práticas tradicionais que seu avô usava e que estavam sendo aplicadas por Marcel Lapierre, este incentivado pelos ensinamentos de Jules Chauvet, considerado o pai do vinho natural por defender a viticultura orgânica e a vinificação sem aditivos (incluindo sulfitos).
VINHEDOS – A vinícola possui quatro hectares de vinhas antigas em região de solos graníticos com cultivo de uvas de forma orgânica e biodinâmica. 10 anos atras, ele cedeu suas videiras em Regnié para seu filho Charly, cujos vinhos são tão suntuosos quanto os de seu pai.
A PRODUÇÃO E GUARDA – A colheita é feita tardiamente, quando as uvas estão perfeitamente maduras, e a fermentação é feita simplesmente por maceração carbônica tradicional de cachos inteiros em tanques de concreto, com leveduras naturais e sem aditivos, exceto doses mínimas ocasionais de enxofre ou mesmo nenhuma, conforme a necessidade do vinho. O vinho é envelhecido em barricas de carvalho antigas e engarrafado sem filtração ou colagem
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO – Granada, média concentração, leve halo. Nariz complexo trazendo cereja madura já com evolução, especiarias, ervas secas, pelo de animal, estuque, toque tostado e leve acidez volátil Na boca, alta acidez, picante, taninos finos a resolvidos, corpo médio, boa persistência, retrogosto furtado com toque de mineralidade. Quem disse que vinho elaborado dentro dos preceitos biodinâmicos não resistem ao temo Vinho maduro, austero, delicioso e no ponto certo de consumo.
Avaliação – 3,5
#JeanPaulThevenet #Gamay #Beaujolais #CrudeBeaujolais #VindeFrance #Bourgogne #Borgonha #Wine ##Vino #Vinho #VelhoMundo