Na semana passada fomos inundados por diversos eventos organizados pelo Consorcio de produtores dos Brunellos di Montalcino, que tiveram como objetivo objetivo principal divulgar o consumo dos vinhos da região em nossas terras. Finalmente os produtores italianos estão percebendo a importância do mercado brasileiro, especialmente para vinhos finos de alta gama e começam a fazer investimentos para acelerar as vendas de seus produtos. No início deste ano tive o privilegio de ser o único jornalista brasileiro a participar do Benvenuto Brunello que ocorreu na cidade de Montalcino a convite do Consorcio. O mesmo evento, em escala menor, foi o que vimos aqui em São Paulo , seguindo os mesmos moldes que já neste ano havia sido apresentado nos EUA, China e outros importantes países consumidores deste ícone da Toscana. Gostaria de parabenizar a iniciativa do Consórcio do Brunello di Montalcino por ser o pioneiro a desbravar nosso mercado com seu gigantesco potencial de consumo. Estou certo que outros consórcios seguirão a mesma trilha e que a partir de agora mais jornalistas brasileiros terão o prazer de participar das manifestações organizadas por estas entidades.
Produtores de Brunello di Montalcino apostam no mercado brasileiro
Neste post gostaria de destacar a deliciosa degustação organizada pelo Consórcio na 4a feira passada no Hotel Unique e que tive o prazer de participar. Com a apresentação do competente expert em vinhos e amigo Arthur Azevedo provamos 11 vinhos para os quais darei minhas notas dadas durante a avaliação. Foram 3 Rossos e 15 Brunellos. Vamos aos vinhos :
Capanna Rosso 2009 – Nota 86/100
Collematoni Rosso 2009 – Nota 87/100
Tenuta Collosorbo 2009 – Nota 85,5/100
Barbi Brunello 2006 – Nota 90/100
Castelli Martinozzi Brunello 2006 – Nota 897100
Fanti Brunello 2006 – Nota 877100
Gianni Brunelli Brunello 2006 – Nota 89/100
Sasso di Sole Brunello 2006 – 92/100
Tenuta Friggiali Brunello 2006 – 91/100
Le Chiuse Brunello 2001– Nota 93/100
Caparzo La Casa Brunello 2000 – Nota 92/100