25 Janeiro de 2021
Variedade: Sauvignon Blanc
Álcool: 14%
Colheita e Vinificação: As uvas colhidas manualmente, prensadas em prensa suave, decantação, sem uso de anidrido sulfuroso fermentação em cubas de inox com controle de temperatura, seguindo-se 8 meses de contato com as borras, e 5 meses de guarda em garrafa antes de ser colocados no mercado
Maturação: Sem passagem por madeira.
Orígem: Friuli – Itália
Mario Schiopetto nasceu em 1930 de uma família que atuava no ramo hoteleiro, sua primeira experiência no mundo do vinho foi a de ajudar o pai na escolha da carta de vinhos da casa. Com o correr do tempo se interessa pela vinificação até que em 1963 passa de apreciador e estudioso para produtor de vinhos, sendo que seu primeiro rótulo, um Tokai ( hoje Friulano) é lançado em 1965 iniciando uma verdadeira revolução nos vinhos do Friuli ao mesmo tempo e junto a outros grandes nomes desta época que renovaram a vinicultura italiana como Piero Antinori, Franco Biondi Santi Angelo Gaja, Nicoló Incisa dela Rochetta, Maurizio Zanella e outros. Para a elaboração de seus vinhos Mario alugou velhos vinhedos pertencentes à igreja católica ao redor do palácio do arcebispo de Capriva posteriormente adquiridos e totalmente renovados por ele. Aliás este palácio me faz lembrar de um acontecimento muito engraçado por volta de 1980 viajei para o Friuli, onde nasci e tenho minha família (menos pai mãe e irmão), antes de ir marquei uma data para visitar o Schiopetto, que já era considerado o mais icônico produtor desta região. Chegando lá dei o endereço para o meu tio para que ele me acompanhasse na visita, ele me disse que não conhecia esse produtor, mas que me acompanharia e depois iriamos tomar uns goles juntos nos “privatos” amigos dele. Na data nos dirigimos ao endereço citado, e ao chegar um descampado vimos uma pequena colina com um lindo casarão com vinhedos em volta e disse a ele : deve ser aqui! Ele surpreso me responde, mas esta é a casa do bispo! Fomos muito bem recebidos por um de seus filhos que nos proporcionou uma degustação com todos os vinhos de seu portfólio. Na saída perguntei ao tio se tinha gostado e ele em sua simplicidade disse gostei sim, mas jamais pagaria o preço dessas garrafas, com uma delas compro 10 em um dos meus amigos “privatos” e lá fomos nós fazer o tour pelos amigos do tio. Os privatos são pequenos produtores familiares de uva que elaboram seus vinhos e quando prontos abrem sua casa para vende-los processo que dura apenas uma a duas semanas. Mario faleceu em Abril de 2003, e seus filhos passam a gerenciar a vinícola sempre mantendo o alto padrão de qualidade até que em Abril de 2014 os mesmos decidiram vender o negócio à família Rotolo que gerenciam a vinícola até os dias de hoje.
Preço: R$ 374 para a safra 2017
Onde encontrar: World Wine
Descritivo Dourado, brilhante. Olfativamente complexo com predominância de aromas cítricos como grapefruit, leve maracujá, benzina, e defumado. Na boca, ótima acidez, seco, retrogosto frutado, cravo, mineral. Um vinho muito vibrante, apesar dos 10 anos de guarda que comprova o porquê do sucesso dos vinhos deste gênio friulano.
Avaliação: 3,5