Os Abatidos 252 – Ferreirinha Reserva Especial 2007

Produtor:  Sogrape

Uvas: 40% Touriga Franca, 30% Touriga Nacional, 30% Tinta Roriz

Orígem: Douro – Portugal

14,5 % de álcool

Preço R$ 3.300,00 na Banca do Ramon

A história

A Casa Ferreirinha com 250 anos de experiência é a pioneira na produção de vinhos não fortificados no Douro, seu nome homenageia sua primeira proprietária e fundadora Dona Antônia Adelaide Ferreira mulher determinada e corajosa, e com grande visão para os negócios , enfim uma grande empreendedora. Quando faleceu deixou de herança 24 quintas, imóveis e participação em diversas empresas além da produção de vinhos. Em 1952 o enólogo chefe da Casa Ferreirinha decidiu quebrar o paradigma da região do Douro só elaborar vinhos fortificados quando decidiu produzir grandes vinhos secos e assim nascia o Barca Velha, primeiro vinho tinto seco elaborado na região do Douro e até hoje considerado o vinho icônico de Portugal, pois só é produzido em safras excepcionais, comprovado pelo fato de em mais de 60 anos somente 18 safras foram declaradas Barca Velha. O vinho hoje provado (Reserva Especial)  é o segundo rotulo da casa e que nos anos onde não se produz o Barca Velha se utiliza das mesmas uvas que iriam ser usadas para seu vinho ícone.  

Sogrape

Hoje a Casa Ferreirinha pertence a Sogrape tradicional grupo vinícola de propriedade da família Guedes fundada em 1942 que além da Casa Ferreirinha possui marcas como:  em Portugal como: Bodegas Lan ( Espanha),Constantino, Ferreira, Finca Flichman (Argentina), Framingham (Nova Zelândia), Gazela,  Grão Vasco, Herdade do Peso, Mateus, Morgadio da Torre,  Offley, Planalto, Quinta de Azevedo, Quinta dos Carvalhais, Robertson, Sandeman, Sogrape Reservas, Terra Franca, Viña Los Boldos (Chile), Vila Régia. Possui um total de 1.500 hectares de vinhedos.

Vinificação e Guarda

Vinho elaborado na Quinta da Leda. Cada uma das variedades foi vinificada separadamente após desengaçadas e levemente esmagadas são colocadas em cubas de inox ou em lagares robóticos para maceração e fermentação alcoólica com remontagem sempre sob temperatura controlada. A seguir passam por um ano de maturação em barricas francesas de primeiro uso. O processo é finalizado com a escolha dos melhores lotes.

Descrição

Um vinho de safra com temperatura normal nem frio nem quente – Rubi, extra tinto, leve halo de evolução. Olfativamente complexo com frutas vermelhas e pretas maduras, toque balsâmico, tinta de caneta, especiarias doces, floral, tabaco e sottobosco. Na boca tripé acidez, álcool e taninos bem harmoniosos, estruturado, intenso, longo final de boca com frutas negras e ótima textura. Um vinho maravilhoso trazido pelo amigo Alberto Baggiani, supreendentemente jovem, diria que precisa mais 5 anos para estar na janela correta de consumo. Tomado em nossa confraria Aprendizes do paladar onde foi o que melhor compatibilizou com paleta de cordeiro com batatas ao murro.

#casaferreirinha #sograpr @aprendizesdopaladar @albertobaggiani @sidneyforni @paulosampaio @fernandoquartin #tourigafranca #touriganacional #tintaroriz #vinhosdeportugal

Avaliação 4

Deixe um comentário