Domini Plus 2008 – Os Abatidos 266

Produtor José Maria da Fonseca

Safra 2008

Uvas – Touriga Francesa, Touriga Nacional e Tinta Roriz

Origem: Douro – Portugal

Álcool: 14%

Preço: R$ 220,00

Importador: Decanter

A História

Tradicionalíssimo e o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal foi fundado em 1834 na Península de Setúbal. A companhia continua sendo 100% familiar e já está em sua 7ª geração possuindo por volta de 650 hectares de vinhedos distribuídos por Setúbal, Alentejo e Douro. Na Península de Setúbal estão localizados os seguintes vinhedos: Vinha Grande de Algeruz, Quinta das Faias, Quinta da Camarate, Vinha Pasmados, Quinta dos Cistus e Quinta dos Foios. No Alentejo encontramos a Herdade do Monte da Ribeira. Já no Douro temos a Quinta Mos. Do volume produzido 60 % é destinado para a exportação atingindo 70 países com destaque para a Suécia, Brasil, EUA, Canadá e Itália. Elaboram mais de 30 marcas distintas de vinhos onde se destacam Periquita lançada em 1834, Lancers, BSE, Terra Altas, João Pires, Ripanço, Hexagon, Domini e outros.

Processo e maturação

Elaborado com uvas do vinhedo de 15 hectares da Quinta de Mos no Douro Superior, e passa por maceração pelicular e fermentação a uma temperatura de 28ºC em lagar de granito. Quanto a maturação passa por1 2 meses em meia pipas novas de carvalho francês. Esta safra teve 90 pts de Robert Parker, 87 pts da Wine Spectator, e 93 da Wine Enthusiast.

Notas de degustação – Rubi alta concentração de cor, com halo intenso de evolução. Olfativamente complexo, com frutas negras maduras, grafite, violetas, herbáceo, e tosta bem integrada.  Na boca ótima acidez, taninos muito finos, bom corpo, longo, equilibrado macio e final com fruta madura e ponta de cacau. Um vinho profundo com boa estrutura, mas mantendo a elegância, se destacou contra os outros Douros do painel.

Levei este vinho em encontro de nossa confraria Sereníssima

Pontuação: 3,5

#josemariaddafonseca #douro #dominiplus #vinhosdeportugal #decanter #serenissima

Deixe um comentário