VINHO DO MÊS – ABRIL/09 – Nobile di Montepulciano DOCG Quercetonda – Le Casalte 2005 (Importado)

A região da Toscana é reconhecida mundialmente pela produção de seus Brunellos e mais recentemente pelos Supertoscanos, mas nesta edição vou dedicar o espaço a um dos meus vinhos favoritos, o Nobile di Montepulciano. A cidade que lhe dá o nome encontra-se na província de Siena , ao sul do Chianti e a leste de Montalcino. A DOCG tem um consórcio formado por apenas 71 produtores que têm seus vinhedos nas encostas de Val di Chiana e Val D’Orcia. Está entre 250 a 500 metros do nível do mar e a principal uva utilizada para sua produção e a Sangiovese Grossa (a mesma do Brunello), que na região é chamada de Prugnolo Gentile, que deve entrar com no mínimo 70%, sendo completada normalmente pela Canaiolo. O exemplar que escolhemos, o Quercetonda, é um belo DOCG da nova geração de Nobiles que são mais estruturados e frutados do que os tradicionais. Ele é produzido pela Fattoria Le Casalte, pequena boutique de vinhos que iniciou suas atividades em 1995. O vinho tem sido reconhecido continuamente pela Associação Italiana de Somelliers com seu prêmio máximo (5 grappoli), os exemplares de 2003 e 2004 venceram as últimas duas edições.

O exemplar por mim provado foi o Nobile di Montepulciano DOCG Quercetonda 2005, que está disponível para o mercado brasileiro, importado pela Mercovino. É um Nobile elaborado 100 % com uvas Prugnolo Gentile, com 14,5% de álcool, fermentado em tanques de aço inox, passando por fermentação malolática e posteriormente envelhecido por 24 meses em barricas francesas (novas e de 2º uso). No momento da degustação, o vinho apresentou uma cor grená com boa concentração de cor e leve halo de evolução. No nariz, muito complexo, predominando aromas balsâmicos e florais (violeta), frutas maduras, leve eucalipto, tostado agradável e toques resinosos. Na boca, estruturado, mas com muito boa acidez, taninos doces ainda ligeiramente verdes, persistência longa e retrogosto lembrando alcaçuz. Certamente um vinho de guarda que ainda irá evoluir muito, está no momento certo de ser adquirido. Sugiro que o vinho seja decantado antes de ser tomado para desta forma mostrar toda a sua exuberância. A safra de 2005 para essa região é classificada pelos experts italianos como “ Ótima”, junto com as safras de 2004, 2003, 2001, 2000 e 1998.

Recomendo como boas combinações gastronômicas para o Quercetonda, as carnes vermelhas assadas, caça de pena e queijos fortes tipo pecorino.
Walter Tommasi – Editor e palestrante
Preço de tabela do produto : R$ 250,00
Mercovino
Rua Marcondes Salgado, 1538 – Boulevard
Ribeirão Preto – SP
Fone: (16)3635-5412 / (16)3625-4715
www.mercovino.com.br

Armazém dos Importados
Alameda dos Inhambiquaras, 463 – Moema
São Paulo – SP Fone: (11) 3539-0970

Deixe um comentário