EVENTO DO MÊS – MARÇO/2010

Degustação de lançamento do vinho biodinâmico Terram com a presença do proprietário e enólogo Fredi Torres.
LOCAL: Boutique Nespresso, Rua P. João Manuel, 1.212 – Jardins. DATA: 23/03/2010
PRODUTOR: Vinícola Saó del Coster
ORGANIZAÇÃO: Fernanda Teixeira Produções – Fernandateix@terra.com.br Fones (011)9165 9039 e (011) 7711 0077
Vinhos apresentados:
 
O EVENTO: Todo mundo no meio do vinho conhece a simpática Fernanda Teixeira representando alguma marcas nacionais de alta qualidade. Pois bem desta vez ela se aventura a trazer um vinho importado o Terram Priorat 2006 tendo como idéia básica de coloca-lo nos bons restaurantes de São Paulo com os quais ela trabalha e seu primeiro passo foi escolher um produtor biodinâmico espanhol da região do Priorat. Neste evento tivemos o prazer de conhece-lo e trocar umas idéias sobre seu conceitual de produção, devo admitir que fiquei positivamente surpreso. Vamos comentar os dois vinhos que tive a oportunidade de provar.
Terram Priorat 2006 Biodinâmico– Um corte de Carineña, Garnacha, Sirah E Cabernet Sauvignon onde as duas primeiras participam com 70 a 80 pct do blend. O vinho é envelhecido em barricas francesas de 225 e 300 litros por 12 meses, sendo 40 pct em barricas novas e 60 em usadas de 1º e 2º uso. Sua produção é de apenas 5.300 garrafas.
O vinho provado tinha cor rubi violáceo media intensidade e sem halo de evolução. Olfativamente bastante frutado destacando-se a framboesa, toques herbáceos lembrando menta, flora’, especiarias e agradável tostado. Na boca ótima acidez taninos finos ainda ligeiramente verdes, corpo médio e persistência longa. Retrogosto com predominância de aromas terciários. Dei a ele 85 pontos. Vinho estará em seu auge daqui a um ano.
Planassos Priorat 2006 Biodinâmico – Varietal 100% Carineña envelhecido por 24 meses em barricas francesas já com um ou dois anos de uso. Produção limitadíssima de 600 garrafas ano.
Vinho rubi de média concentração sem halo de evolução. Olfativa,mente complexo e elegante predominando aromas balsâmicos , seguido de frutas vermelhas, cereja, especiarias, toques terrosos e um ligeiro herbáceo. Na boca tem seu tripé de acidez, taninos e álcool absolutamente perfeito,com destaque para os doces taninos, tem bom corpo, persistência longa e retrogosto frutado. Dei a ele 90 pontos.
OBS: Os vinhos ainda não tem preço de venda definidos no Brasil mas por informações obtidas com o produtor o Terram e comercializado na Europa entre 25 e 30 Euros e o Planassos por volta dos 80 Euros

Deixe um comentário