PÉREZ CRUZ LIGUAI 2005
Vamos começar o ano com uma bodega boutique que me encantou desde o primeiro gole, a Pérez Cruz, uma jovem vinícola que só lançou seus primeiros vinhos em 2002. Localizada no Vale do Maipo, especificamente na área de pré- cordilheira conhecida como Alto Maipo, região de destaque na produção de grandes ícones tintos chilenos. A empresa possui 140 hectares próprios em Fundo Liguai de Huelquém, a 45 km de Santiago, e nele planta as variedades Cabernet Sauvignon (70%), Carmenere (10%), Merlot (5%), Syrah (5%), Cot (5%) e Petit Verdot (5%).
Com alta tecnologia que inclui, para seus vinhos top, um processo de movimentação totalmente feito por gravidade, que evita o bombeamento do vinho, melhorando desta forma sua qualidade–, , produz 120 mil garrafas por ano. Sua equipe é também nota de destaque, pois, além de ter o competentíssimo Germán Lyon como enólogo chefe, conta também com a consultoria do mestre Álvaro Espinoza e de Juan Carlos Faúndez ,um time de fazer inveja a qualquer grande produtor.
A nossa indicação para vinho do mês vai para o Pérez Cruz Liguai 2005, que significa bruxo, advinho na língua Mapuche, um corte com 40% de Syrah, 35% de Cabernet Sauvignon, e 25% de Carmenère com 14,5 graus de álcool, produzido com uvas de baixo rendimento (3,5 tons/eha) que lhe garante uma maior estrutura. O vinho passa por 30 dias de maceração, sua fermentação alcoólica ocorre em cubas de inox e a fermentação malolática em tonéis de carvalho, sendo posteriormente envelhecido por 16 meses em barricas de carvalho. Este vinho recebeu 91 pontos pelo crítico Robert Parker e 92 pontos pela Wine Enthusiast. O exemplar provado apresentou cor rubi com toques violáceos, alta concentração de cor e ligeiro halo de evolução. Olfativamente intenso, com frutas negras maduras, amoras, tostado, madeira antiga, pimenta- preta, floral lembrando lavanda, e um ligeiro toque mentolado. Na boca, tripé acidez, álcool e taninos, perfeitamente equilibrado, persistência longa e retrogosto frutado confirmando o olfativo. Por sua estrutura recomendaria este vinho com pratos preparados com cordeiro ou carne vermelha mais condimentada.
(Walter Tommasi – Editor e palestrante)
Os vinhos da Pérez Cruz são trazidos ao Brasil pela também jovem importadora paranaense Wine Company, da simpática Angela Mochi, que coincidentemente iniciou suas atividades em 2002.
Preço de tabela: R$ 195,00
Wine Company
Av Maringá 4.000 – Pinhais – Paraná
Fone: (041) 3601- 1300 – Site www.winecompany.com.br
e mail: vendas@winecompany.com.br