VINHO DO MÊS (IMPORTADO) – ABRIL/2010.

Château Montviel 2005
Vignobles Péré-Vergé

Chegou a vez de conhecermos mais uma preciosidade da França, especificamente da região de Pomerol, que, com seus 800 hectares, é a menor região delimitada de Bordeaux e dominada em sua maioria por propriedades familiares. Mesmo que não exista um ranking ou uma classificação oficial para seus vinhos e não se encontre entre os opulentos châteaux tradicionais do Médoc, a região abriga alguns dos mais famosos e reconhecidos vinhos do mundo, é de lá que vem o Château Montviel, nosso vinho do mês desta edição. Em 1985 a tenaz Catherine Péré-Vergé, sua atual proprietária, herdeira da Cristal d’Arques, uma grande empresa produtora de cristais da Europa, adquiriu o Château Montviel, mudou-se para o Pomerol e de lá construiu uma sólida reputação, dedicando-se a conduzir seu Château com o objetivo de criar um grande vinho. Para tanto não mediu esforços e contratou ninguém mais do que a grande estrela do mundo do vinho da França, o enólogo Michel Rolland, seu amigo de longa data, para assumir a função de enólogo consultor, e o resultado não poderia ser outro, o Château Montviel. O sucesso foi imediato e fez com que madame Catherine, já em 2002, se animasse a fazer nova aquisição, dessa vez o Château Le Gay, um grande Pomerol, localizado em meio às mais celebradas propriedades desta appellation, como o Pétrus, Lafleur e Vieux Château Certan, dividindo com eles o mesmo terroir e clima. Logo após se encantou e adquiriu uma pequeníssima propriedade em Lalande Pomerol, o Château La Gravière, de apenas 2 hectares. Para finalizar, idealizou um dos mais ambiciosos projetos dos últimos anos – a Bodega Monteviejo, em Mendoza, na Argentina.
Mas vamos falar de nosso Château Montviel, um típico bordalês da margem direita do rio Gironde, tendo em sua composição 80% de Merlot e 20% de Cabernet Franc, com uvas colhidas manualmente e provenientes de vinhedos próprios que contam com 7,5 hectares plantados. São produzidas 30 mil garrafas/ano e seu envelhecimento é feito por 18 meses em barricas de carvalho francês. A empresa produz também o La Rose de Montviel, com produção anual de 18 mil garrafas.
O exemplar por nós degustado apresentou cor granada de boa intensidade e leve halo de evolução. Olfativamente complexo, destacando-se as frutas, framboesa e amora, e trazendo toques florais de rosas, especiarias, couro, sottobosco e um tostado muito agradável lembrando moca. Na boca bem estruturado, mantendo a maciez do terroir, acidez correta, taninos intensos mas muito finos, persistência longa e um retrogosto evocando café e alcaçuz. Por sua estrutura recomendaria este vinho com um bom Cassoulet ou com Tornedos de filé-mignon ao molho de mostarda, ou mesmo uma boa sopa de feijão com linguiça defumada. ( Walter Tommasi – Editor e palestrante )
Os vinhos do grupo Vignobles Péré-Vergé são importados para o Brasil com exclusividade pela dinâmica importadora baiana, Ana Import.
Ana Import – São Paulo – Rua das Macieiras, 21- Casa Verde – Fone (011) 3951-4333 – e mail anadeandrade@anaimport.com.br
Ana Import – Bahia – Av. Euclydes da Cunha, 170 – Graça – Fone (071) 3337-1111 – site www.anaimport.com.br

Deixe um comentário