VINHO DO MÊS – JUNHO/2010 – W TOMMASI.

  

Quinta Nova Touriga Nacional Douro DOC

 

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo ganhou forte destaque em 2007 quando lançou seu vinho Quinta Nova Grande Reserva 2005. Na ocasião, foi agraciado com diversos prêmios no mercado mundial de vinho, sendo também o grande ganhador da primeira degustação da Free Time que teve como tema os vinhos TOP do Douro. Seu novo lançamento, Quinta Nova Touriga Nacional, segue a tradição dos grandes vinhos produzidos pela empresa e com isso ganha o nosso destaque para ser o Vinho do Mês da revista nesta edição. A Quinta Nova fica no coração do vale do Douro, conta com 85 hectares de vinhas classificadas com letra A, produzindo algumas das melhores uvas tintas na região. A empresa, que pertence à família Amorim, tradicionais produtores de rolhas de cortiça, é hoje uma das maiores e mais dinâmicas multinacionais de origem portuguesa. Em seu portfólio constam: a liderança da indústria da cortiça, o turismo rural, os têxteis, produtos naturais de excelência e várias outras iniciativas. Desde 2000 sob o comando de Luisa Amorim, a empresa vem fazendo elevados investimentos na viticultura, como a plantação de 55 hectares, o restauro da antiga adega de 1764 e a total reconstrução da antiga casa senhorial, transformando-a no primeiro hotel vínico em Portugal.
O Quinta Nova Touriga Nacional é um vinho 100% varietal, com a casta considerada por unanimidade como a mais nobre de Portugal e certamente a que mais tem sido testada com sucesso em outros países. Produzida com uvas do talhão da Pisca, passa por estágio em barricas de carvalho novo francês por dezessete meses. Lançado pela primeira vez com uvas da colheita de 2006, tem como enólogo responsável Francisco Montenegro e produção limitada a 2.250 garrafas. O exemplar provado foi produzido com uvas da colheita de 2007 e apresentou as seguintes características: cor violácea com alta intensidade, sem halo. Aromaticamente complexo, trazendo predominância frutada (frutas negras e vermelhas bem maduras), toque herbáceo, baunilha e café. Na boca, muito intenso, tem o tripé acidez, taninos e álcool em perfeita harmonia, longa persistência, trazendo ainda um retrogosto frutado que confirma o olfativo. Minha recomendação de compatibilização com alimentos para este vinho recairia para um Carneiro ensopado (Walter Tommasi – Editor e palestrante). O exemplar da safra de 2006 já participou de concursos internacionais, tendo sido medalha de ouro pela revista Wine & Spirits e medalha de prata no International Wine Challange Competition, em Londres. A linha de vinhos da Quinta Nova é trazida ao Brasil pela pujante Importadora Vínea, do nosso caro amigo Walter Souza.
VINEA – Rua Manoel da Nóbrega 1.014 – Paraíso – Fones: Televendas (011) 3059-5205 e Loja (011) 3059-5200. Site www.vinea.com.br e Email: televendas@vinea.com.br
  

Deixe um comentário