Participei ontem de um evento arriscado organizado pela TDP e Total Vinhos do arrojado Thiago Dal Pizzol, e da vinícola Pedra Cancela e que contou com a execução da Ch2a da competente Alessandra Casolato. Vocês podem perguntar por que arriscado ? respondo: os participantes iriam receber um almoço quentinho preparado pelo já tradicional restaurante Tasca do Zé e da Maria, acompanhado por uma garrafa de vinho branco em perfeitas condições de temperatura. Parece simples, mas imaginem a logística para todos receberem o prato e o vinho no mesmo horário, bairros diferentes, cidades diferentes, enfim, acreditem tudo deu certo. Meus sinceros parabéns a todos vocês pela organização.
O evento tinha o objetivo de comemorar os 20 anos da vinícola Pedra Cancela que faz parte da gigante portuguesa Lusovini. O vinho escolhido para a prova foi um canhão, o Pedra Cancela Intemporal um branco originário da região do Dão elaborado com as variedades: Encruzado 60%, Cerceal Branco 10% e Malvasia Fina 30%, com 14% de álcool e passagem por madeira para penas 20% do volume da Encruzado. A apresentação coube ao didático jornalista Luiz Lopes, e a competente enóloga Sonia Martins. Até hoje eu só havia tomado o Pedra Cancela Eco Friendly, um tinto básico de alta qualidade desse produtor. Tenho como padrão não ler muito sobre os vinhos que serão degustados antes de prova-los e evito também saber o preço para não me influenciar com críticas de outros profissionais ou com o preço dos exemplares e foi assim que procedi também nessa ocasião, e qual não foi minha surpresa ao provar o vinho! Fiquei absolutamente encantado com o mesmo, e na oportunidade que tive para comentar o vinho durante a “Live” deixei da dar meu costumeiro descritivo do vinho, substituindo o mesmo pelo meu reconhecimento de ter sido um dos melhores brancos que tive a oportunidade de provar nesses tempos de pandemia. Perguntado sobre como se chegou a esta qualidade Luiz nos deu uma aula sobre a característica das uvas e o porque desta mescla. Este vinho foi elaborado para ser um vinho de guarda, aproveitando uma característica da Encruzado que além dos aromas cítricos iniciais costuma ganhar complexidade olfativa depois de passar tempo de guarda. A solução explicada por Luiz e Sônia nos levava a duas alternativas, ou passar mais tempo em barrica e depois envelhecer em garrafa, ou fazer um corte com uvas que a complementam como ocorreu na elaboração deste vinho. Para tanto foi agregada a Malvasia Fina que colabora com um pouco mais de estrutura e álcool, além de trazer os típicos aromas de pêssego e damasco. A seguir entra a Cerceal Branca que trará a necessária acidez para levar o vinho longe na guarda. Dai para frente 7 anos de garrafa antes de ir para o mercado. Note que neste caso o contato com madeira (barricas francesas usadas) ficou restrito a 20% de 60% que foi a participação da Encruzado no corte e que eliminou o risco de termos um vinho muito amadeirado caso fosse utilizada a primeira alternativa.
Vamos agora descrever as sensações que tive tomando este maravilhoso vinho: Pedra Cancela Intemporal 2012 – Dourado, brilhante. Complexo no olfato trazendo cítricos doces, limão siciliano, mel, frutos secos como damasco, mineral, pedra molhada, e muito leve tosta. Na boca acidez alta, mas ao mesmo tempo macio e untuoso, encorpado, longo, e com o retrogosto confirmando o olfativo. Um vinho estruturado, cremoso, sedoso e extremamente fresco.
Esta é a primeira safra deste rotulo, do qual foram produzidas 1.200 garrafas, deste foram trazidas 120 garrafas para o Brasil que serão vendidas a R$ 990 a garrafa. Como vocês podem ver um vinho exclusivo para poucos felizardos. Fica aí a dica para quem pode adquirir vinhos neste valor. Pode comprar, garanto que não irá se arrepender. Como comentado pelo Sergio a safra de 2012 não pode ser comparada com 2011 por muitos consideradas a safra do século, mas 2012 foi também muito boa e especialmente para vinhos brancos pois foi seca, não muito quente e sem picos de temperatura o que permitiu que as uvas amadurecessem lentamente amplificando seus aromas e sabor.
Parabéns pelos 20 anos e para este maravilhoso exemplar
Total Vinhos – Site: https://www.totalvinhos.com.br – Fone (011) 4963-1142