Zanotto um ouro na Decanter

No mundo dos vinhos existem diversas premiações e certamente a da Decanter é uma das mais respeitadas e afamadas nos dias de hoje. Ser premiado por ela é realmente um motivo de comemoração e de confirmação da qualidade desses vinhos escolhidos. Pois bem, no concurso deste ano tivemos um vinho brasileiro premiado com uma medalha de ouro o Zanotto Sangiovese 2020 elaborado pela Vinícola Campestre. No concurso foram inscritas 18 mil amostras degustadas por 170 juízes do mundo inteiro. Entre os vinhos brasileiros que apresentaram seus rótulos, tivemos 42 medalhas, sendo 35 de bronze, 6 de prata e 1 de ouro. Reconheço que conhecia a Vinícola Campestre pelo seu campeão de vendas de vinhos de mesa o Pergola, mas não sabia de seu projeto de vinhos finos e muito menos desta destacada premiação. Ontem tive o prazer de participar de degustação virtual organizada pela CH2A para a vinícola, quando foram apresentados o Zanotto Sangiovese 2020 premiado com a medalha de ouro e do Zanotto Sauvignon Blanc 2021 premiado com medalha de bronze. Notem que esses dois rótulos fazem parte dos vinhos de entrada da linha de vinhos desta vinícola que produz 33 milhões de litros de vinhos por ano sendo apenas 70 mil de vinhos finos. Possuem 84 hectares de terra dos quais 25 hectares  já plantados, com planos de em breve chegar aos 30 hectares, o restante da uvas provem de 740 pequenos produtores alguns deles já são parceiros desde 1968. A apresentação dos vinhos coube ao simpatico enólogo André Donatti. Vamos aos vinhos provados.

Zanotto Sauvignon Blanc 2021 – Varietal 100% Sauvignon Blanc com 12,5% de álcool sem passagem por madeira. Palha claro ainda com reflexos esverdeados, brilhante. Olfativamente marcado por goiaba, maracujá, arruda, pera e mineral. Boca com boa acidez, leve, persistência média, direto, vibrante e bem refrescante com final trazendo frutas com ligeiro dulçor e mineralidade. Um vinho que imediatamente no olfato me lembrou os exemplares chilenos das regiões costeiras, e que na boca foi mais para o estilo dos neozelandeses.

Zanotto Sangiovese 2020 Varietal 100% Sangiovese, com 13,5% de álcool, sem passagem por madeira. Rubi violáceo, média concentração sem halo. Olfativamente bem frutado trazendo cerejas, cassis, balsâmico, ervas aromáticas, violetas, tomilho e certa sapidez. Na boca ótima acidez, taninos presentes bem leves, suculento, corpo médio retrogosto bem frutado confirmando a cereja e o cassis com toque de sottobosco. Um vinho muito fácil de gostar, tem mais frutas negras do que vermelhas mais comuns nos sangioveses toscanos, seus taninos são menos rústicos o que me faz lembrar mais os Morellinos di Scanzano do que os gastronômicos Chiantis, ou os estruturados Brunellos.

Infelizmente a vinícola ainda não tem distribuidor em São Paulo mas os interessados podem adquirir seus vinhos através do site da emprêsa  www.vinicolacampestre.com.br ou da Vinhos Nacionais pelo seu site  www.vinhosnacionais.com.br  O preço para o Sauvignon Blanc é de R$ 59,90 enquanto o Sangiovese é de 69,90 , o frete para São Paulo e fixo em R$ 49,90 por pedido, sendo a quantidade mínima de 6 garrafas. Hoje a venda do Sangiovese está limitada a 1 garrafa por cliente enquanto o estoque durar. Aproveitem enquanto é tempo.

Deixe um comentário