Os Abatidos 245 – Brunello di Montalcino Poggiarellino 2004

Domaine Azienda Agrícola Poggiarellino

Uvas 100% Sangiovese Grosso

Toscana – Itália

14 % de álcool

Euros 45 nas Enotecas de Montalcino.

Esta pequena vinícola de propriedade de Anna e Ludovico Ginotti possui trinta hectares de terras na região norte de Montalcino sendo cinco plantados com vinhedos, dos quais três para produção de Brunello, dois para o Rosso e os restantes para terras aráveis, para o plantio de azeitonas e um bosque nativo. A Poggiarellino elabora apenas 3 rótulos, um Rosso di Montalcino, um Brunello Annata, e um Brunello Riserva .

Vinificação e Guarda – Os vinhedos são cuidados de forma tradicional. Os cachos são raleados em verde, e posteriormente selecionados no momento da colheita: isso permite uma produção limitada, mas de alta qualidade. A fermentação é realizada com leveduras indígenas e passa por 4 anos de estágio em botes da Eslavônia. O engarrafamento, que ocorre sem filtragem, ficando estocado em garrafas na adega por até 6 meses antes de ir para o mercado.

Descrição Granada média concentração, com halo de evolução. Olfativamente muito complexo trazendo cerejas no licor, violetas secas, funghi porcini, balsâmico, notas de sottobosco, com uma ponta de chocolate amargo, e tabaco. Na boca tripe acidez, taninos e álcool em perfeita harmonia, muito elegante para um Brunello. Um vinho maduro aberto na janela certa, foi meu favorito dentre os vinhos que fizeram parte do meu aniversário, ontem.

Avaliação 4,5

@poggiarellino @brunellodimontalcino Vinitoscani @consorziodelvinobrunellodimontalcino

Deixe um comentário