Gevrey Chambertin Lavaux Saint Jaques 1r Cru – Os abatidos 274

Produtor Bouchrd Pere & Fils

Safra 2005

Uvas – Varietal 100% Pinot Noir

Origem: Borgonha -França

Álcool: 14,5%

Preço: Euros 186

Importador:  Não disponível no Brasil

A História

Este tradicionalíssimo produtor fundou sua empresa em 1731 na cidade de Beaune e é hoje uma das propriedades vinícolas mais antigas da Borgonha, com quase 3 séculos de existência e em sua 9ª geração familiar. Joseph Bouchard comprou seus primeiros vinhedos em Volney no famoso climat Les Caillerets em 1775, dando início as explorações vinícolas da família. Durante a Revolução Francesa, propriedades pertencentes ao clero e à nobreza foram confiscadas e colocadas à venda. O filho de Joseph, Antoine Philibert Joseph Bouchard, aproveitou a oportunidade para ampliar as propriedades vinícolas da família em Beaune, incluindo a famosa “Beaune Grèves Vigne de l’Enfant Jesus”. Mais aquisições, nas melhores vilages, foram acrescentadas ao longo do século XIX e novamente no início do século XX. Em 1820, Bernard Bouchard também comprou o Château de Beaune, uma antiga fortaleza real construída no século XV pelo rei Luís XI.

Vinhedos

A propriedade, se estende por 48 km de norte a sul com um mosaico de 450 vinhas diferentes, o que protege Bouchard Père & Fils de eventos climáticos localizados. No entanto, isto implica a necessidade de ter equipes no terreno em todas as vinhas que são gerenciadas dentro da filosofia de agricultura sustentável.

Processo

A Bouchard Père & Fils investiu em uma instalação de alta tecnologia em 2005, a vinícola St. Vincent em Savigny-lès-Beaune. Sua sala de cubas de vinificação se encontra a 5 metros abaixo do nível do solo, a permite a transferência natural das uvas, por gravidade, para 138 cubas ou lagares de maceração. Mais de 100 vinhos diferentes são lá vinificados. Em seguida, amadurecem em carvalho em uma adega com capacidade para 4.000 barris. Após o engarrafamento, inicia-se o período de envelhecimento. As caves do Château, também quase 10 metros abaixo do solo, oferecem condições perfeitas para o envelhecimento dos vinhos.

O vinho provado

Elaborado com uvas de vinhedos próprios plantados em 360 hectares em solo calcáreo, margas, pedras desagregadas, argila, potássio, fosforo e ferro.  Colheita manual, com passagem em barricas de carvalho francês. Vinho tomado na confraria COS e trazido por Olavo Maciel

Notas de degustação

Granada, média concentração, halo de evolução. Frutas vermelhas maduras, ervas aromáticas, menta, toque animal, lembrando suor e curo.  Na boca tripé, acidez, tanino e álcool em perfeita harmonia, corpo médio, boa persistência e estrutura, final marcado por morango maduro e toques animais, Um vinho austero, mas muito sedoso, em seu auge.

Pontuação: 4

Deixe um comentário