O prazer de ter uma boa confraria

Uma das boas coisas do mundo do vinho é o de realizar encontros com amigos em volta de uma mesa para desfrutar grandes vinhos. Isto pode ser feito de maneira mais descontraída em almoços ou jantares, ou de forma mais formal participando de alguma confraria. Particularmente qualquer uma das alternativas citadas me agradam, mas é importante que o foco deste encontro esteja claro para todos e desta forma evitar falsas expectativas e consequentes decepções. Durante o mês passado tive o prazer de participar de um reencontro de uma confraria que por alguns anos nos proporcionou grandes momentos, mas que com o passar do tempo acabou perdendo o foco inicial por diversos motivos diferentes, e acabou por encerrar com seus encontros.

Devo dizer que foi uma noitada dentro do espírito que nos uniu por tanto tempo com cada um dos participantes levando um grande exemplar para partilhar cm os amigos, basta ver a relação de vinhos degustados. Vamos a eles.

  1. Champagne Fidele Vouette Sorbée Brut Nature Trazido por Javera
  2. Arbois Savagnin Jaques Puffeney 2010 Trazido por Aessandro
  3. Buçaco Branco Reserva 2003 Trazido por André
  4. Pommard 1r  Cru Les Pézerolles  Domaine Le Monntilles 2008 Trazido por Victor
  5. Tondonia 1994 Trazido por Yuki
  6. Altanza Reserva 1999 Trazido por Walter
  7. La Rioja Alta Selección Especial Gran Reserva 890 safra 2001Trazidoo por Sidney

O encontro foi realizado no sempre competente restaurante Chiado. Uma noite especial com vinhos de alto calibre e um jantar maravilhoso. Sei que a confraria não vai retornar nem nos moldes do passado, nem com a frequência mensal, mas quem sabe podemos nos encontrar uma vez por ano. Vamos ver! Em próximo post detalhes sobre o La Rioja Alta que foi o vinho que mais me agradou.

#Confrarias #VinhosdoVelhoMundo #VouetteSorbee #JaquesPuffeney #Bucaco #Tondonia #Altanz #LaRiojaAlta #DomainedeMontille #Champagne #Jura #Rioja #Borgonha

Deixe um comentário