Produtor – Oddero
Safra 2011
Uvas – Varietal 100% Nebbiolo
Origem: Piemonte – Itália
Álcool: 14,5 %
Preço: Euros 45 na Itália
Importador: sem importador no momento
A História
É difícil indicar com certeza uma data de início da atividade de produção de vinhos, pois as vinhas onde hoje vivem sempre pertenceram à família. Antigos documentos confirmam que os Oddero estão presentes no território de La Morra pelo menos desde o século XVIII. Inicialmente seus vinhos eram vendidos em pequenas barricas e garrafões e, a partir de 1878, em garrafas, graças a Giacomo Oddero que também exportou com sucesso para as Américas em pequenos barris de carvalho. Hoje Giacomo, neto do primeiro Giacomo, toca o negócio junto a sua filha Mariacristina, e por seus netos Isabella e Pietro, que representam a sétima geração de uma família com mais de um século e meio de vida.
Vinhedos
A área total de vinhedos da Oddero é de aproximadamente 35 hectares, dos quais 16,5 são cultivados com Nebbiolo exclusivos para seus Barolo e Barbaresco. A família possui também uma área de aproximadamente 6 hectares cultivada com avelãs, a deliciosa Nocciola Piemonte. Os solos são de origem sedimentar, marinho-aluvial, e foram formados gradativamente pelo recuo das águas do mar do Vale do Pó na Era Terciária, de 7 a 10 milhões de anos atrás. São constituídos por marga argilo-calcária e areia em diferentes proporções. Hoje todos os vinhedos Nebbiolo, Barbera, Dolcetto são certificados como orgânicos
A Adega
A adega histórica está localizada em Santa Maria di La Morra em anexo ao edifício residencial principal. É composto por duas partes: a primeira é utilizada para a vinificação e está equipada com as mais modernas tecnologias de enologia; enquanto a segunda, composta pelas antigas caves que guardam os vinhos para seu envelhecimento.
Processo e guarda
Seleção manual rigorosa das uvas na vinha. A fermentação e maceração realizada em tanques de inox durante 20 dias a temperatura controlada de 28-29° C ocorrem separadamente para as duas vinhas (La Morra e Castiglione Faletto), tal como a fermentação malolática. Envelhecimento separado dos Barolos em barricas de carvalho austríaco e da Eslavônia durante 30 meses. Engarrafamento no final do verão, posterior refinamento em garrafa pelo período de seis meses.
Notas de degustação
Granada, média concentração, halo de evolução. Nariz complexo, marcado por pétalas de rosa seca, frutas negras frescas, trufa, alcaçuz, sottobosco e nozes. Na boca, picante, alta acidez, taninos finos ainda presentes, encorpado, mas sem perder a elegância, persistência longa, final frutado, mas austero. Um vinho pronto que me deu muito prazer, mas com tremendo potencial de guarda para mais de 10 anos
Pontuação: 4
#Oddero #Barolo #Nebbiolo #VinidelPiemonte #ViniItaliani #VinhosdaItalia #ItalianWines