Soave, história e produção

Hoje vamos conhecer um pouco do vinho “Soave” o principal vinho branco da região do Veneto

HISTÓRIA

O primeiro movimento para proteger e reconstruir os vinhedos que sofreram com doenças como a filoxera e míldio que afetou profundamente tanto as vinhas como os viticultores, ocorreu em 9 de junho de 1901 quando foi fundada a Cantina Sociale di Soave. Ela foi a primeira cooperativa agrícola da região de Veronese, seguida posteriormente pela criação do Consórcio para a Proteção do Vinho Soave e Recioto di Soave. Porém, se pensarmos apenas no corte da Garganega e Trebbiano di Soave, é preciso voltar ainda mais no tempo: já no início de 1800 alguns estudiosos identificaram ser a mais adequada para elaborar grandes vinhos brancos nesta região.

AREA DE PRODUÇÃO

A área de produção desta uva está situada a leste da província de Verona indo até à província de Vicenza incluindo o morro Soave, que é uma das teorias que dão o nome ao vinho. Outra teoria e que o nome vem dos Suevos, um povo bárbaro germânico que a partir do século I a.C., migrou pela Itália, e chegou à Península Ibérica no século V d.C. O Soave e produzido com uvas de 13 comunas a saber Soave, Monteforte, San Martino B.A., Lavagno, Mezzane, Caldiero, Colognola, Illasi, Cazzano, San Bonifacio, Roncà, Montecchia e S. Giovanni Ilarione que formam 3 regiões produtivas a saber: 1- Zona ocidental caracterizada por colinas calcárias, com solo raso e substrato rochoso espesso. 2- Monteforte, uma das zonas mais férteis de Soave, com solos de origem vulcânica. Estes solos têm um alto teor de argila e detritos vulcânicos. 3 – Planícies de Soave e Colognola com solos aluviais, formados por depósitos trazidos pelas cheias dos riachos locais compostos principalmente por sedimentos finos, mas também podem ser arenosos.

UVAS PERMITIDAS

Garganega mínimo de 70% e Trebbiano di Soave ou Chardonnay em conjunto ou separadamente no máximo 30%. A sua principal uva, a Garganega, traz como características aromáticas flores brancas e amêndoas e na boca não apresenta uma acidez acentuada, mas sim um interessante equilíbrio de extratos e açúcares. Já a Trebbiano e a Chardonnay colaboram com sua alta acidez, e estrutura assim também por seus distintos aromas.

CARACTERISTICA DOS VINHOS

As características do vinho dependem da área de produção das uvas, ou do corte de uvas utilizado. De uma forma geral, o Soave é caracterizado por um perfil aromático intenso, trazendo flores brancas, pêssego, maça e toques cítricos, especiarias como canela, além da mineralidade especialmente  quando proveniente dos  solos vulcânicos garantindo leveza e frescor no paladar. Todas as versões do Soave trazem um leve sabor amendoado no final.

COMPATIBILIZAÇÃO

Soave acompanha muito bem pratos de peixe, mas não muito elaborados, como pratos de entrada ou frutos do mar. Uma alternativa são as carnes brancas como frango ou coelho

OUTRAS INFORACÕES

 A DOC denominação de origem controlada “Soave” engloba Soave, (incluindo espumante), Soave Classico, e Soave Colli Scaligeri (é produzido em solos vulcânicos, entre Roncà e Montecchia di Crosara, na província de Verona), na região de Soave.

As operações de vinificação das uvas destinadas à produção de vinhos “Soave”, e da subárea Colli Scaligeri, deve ser realizada em todo o território da província de Verona e no território administrativo os municípios de Gambellara e Montebello, na província de Vicenza.

Para finalizar, a região produz também o Recioto di Soave DOCG, vinho de sobremesa, o primeiro vinho do Vêneto a obter um reconhecimento como DOCG.

#Soave #Garaganeca #TrebbianodiSoave #Chardonnay #SoaveColliScaligeri #SoaveClassico #Spumante

Deixe um comentário