Bibi Graetz Lança suas safras novas

Estou cada vez mais impressionado com a qualidade dos vinhos de Bibi Gaetz, e desta vez tive o prazer de provar as novas safras por ele lançados mundialmente em premier. Foram 4 vinhos a saber: Testamatta Bianco 2023, Clore Bianco 22023, Testamatta Rosso 2022, e Colore 2022. Antes de falar sobre os vinhos vamos conhecer como se desenvolveu a safra de 2022. Ela viu temperaturas médias mais baixas em comparação com 2021, pontuadas por picos intensos de calor, especialmente durante o verão. Resultando em uvas sãs, com teor de açúcar superior à média dos últimos anos e acidez em linha com os anos anteriores. Bibi nos conta que concentrou seus blends icônicos apenas em seus vinhedos de alta altitude e voltados para o norte, removendo de seu pacote todas as parcelas voltadas para o sul. Os vinhos resultantes são frescos e sedosos, com uma acidez vibrante e uma complexidade requintada, sem dúvida incentivada pelo período de maturação mais longo e equilibrado. Para os brancos da safra 2023 foi realmente complicado Altas temperatura, chuvas excessivas e doenças fizeram de 2023 um ano difícil para os vinhedos toscanos sendo em termos de volumes, uma das mais baixa da história, tendo atingido 1,8 milhões de hectolitros, queda de 26% comprada a 2022 e de 30% contra à média histórica dos últimos 10 anos.

Vamos aos comentários sobre os vinhos provados:

Testamatta Bianco 2023 – Varietal 100% Ansonica com 14% de álcool com passagem de 12 meses por barricas. Elaborado com uvas da ilha de Giglio de mescla de vinhedos Serrine, Radice, Scopeto, e Olivello com solos graníticos e rochosos localizados a 50 metros do mar. – Palha brilhante. Olfativamente marcado por aromas florais, lembrando lírio, sálvia, casca de limão, manga madura, leve terroso e muito mineral. Na boca acidez correta, seco, corpo médio final de boca com abacaxi fresco, leve tosta. Um vinho elegante que evoluiu bem em taça mesmo sendo de uma safra difícil.

Colore Bianco 2023 – Varietal 100% Ansonica com 14% de álcool com passagem de 12 meses por barricas. Elaborado com uvas da ilha de Giglio do vinhedo Pietrabona de terrenos graníticos e rochosos localizados a 50 metros do mar. Palha indo para dourado, Nariz complexo com frutas secas, nozes, avelã, frutas de caroço, leve cítrico, alecrim, pedra molhada e leve tosta. Na boca ótima acidez, seco, corpo médio, para amplo, persistência longa retrogosto, mineral e toque salgado. Um vinho com alta complexidade aromática e boca vibrante.

Testamatta Rosso 2022 – Varietal 100% Sangiovese com 14% de álcool com passagem de 24 meses por barricas. elaborado com uvas de vários vinhedos da Toscana como Vincigliata, Olmo, Londa, Lamole Montefoli e Siena. – Rubi, ralo, sem halo. Nariz complexo com predominância de cereja negra, pitanga, especiarias, ervas aromáticas, grafite e flores escuras, e sottobosco. Na boca tripé harmonioso, suculento, longo retrogosto frutado, sanguíneo e austero. O melhor Testamatta que tomei até hoje superando as safras 2015, 2016, 2018, e 2020.

Colore Rosso 2022 – Corte com 96% de Sangiovese, 3% de Canaiolo e 1% de Colorino, com 14% de álcool com passagem de 24 meses por barricas. elaborado com uvas de vinhedos com mais de 80 anos de Olmo e Lamole. –  Vinho de cor granada, média concentração, sem halo. Mais um vinho olfativamente complexo, com tutti fruti de frutas vermelhas maduras, floral lembrando violetas, terroso, sottobosco e tabaco. Na boca alta acidez, taninos finos, corpo médio macio, agradável textura, persistência longa, retrogosto frutado, chocolate e terroso. Um vinho suculento sedoso, e elegante.

Me impressiona como Bibi consegue domar os taninos da selvagem sangiovese. Sabe-se que ele só produz seus vinhos TOP com uvas de vinhedos antigos e que grande parte de suas uvas tintas vem da região de Lamole, um vilarejo elevado do município de Greve in Chianti, que fica na parte norte do Chianti Classico; seus vinhedos mais altos estão a mais de 650 metros acima do nível do mar, no limite superior de Sangiovese, na Toscana.

Gostaria de agradecer ao amigo Olavo Maciel e de sua Weinhaus por nos convidar para provar os vinhos de Bibi neste evento tão exclusivo e requintado

@BibiGraetz #BibiGraetz @OlavoMaciel #OlavoMaciel #Spertoscan #Supertoscanos #Sangiovese #Anonica #Toscana #ViniToscani #VinhosdoVelhoMundo #ViniItaliani #Vinho #Wine #Vino

Deixe um comentário