Produtor – Pascal Agrapart
Uvas – 90% Chardonnay e 10% Pinot Noir
Safra – NV
Origem – Champagne França
Álcool – 12%
Preço por volta de R$ 1.300 a garrafa.
Importador –Clarets
HISTÓRIA
Vinícola fundada em 1894 por Arthur Agrapart, mas que só ganhou fama no mundo das bolhas 100 anos depois nas mãos de Pascal bisneto do fundador que trocou o estilo tradicional de champagne por algo mais natural, fresco e vibrante.
VINHEDOS
Possui 10 hectares de vinhedos e suas principais parcelas estão localizadas nos Grand Cru de Avize, Cramant, Oiry e Oger, na Côtes de Blanc. Seguidor da agricultura orgânica e biodinâmica, sem uso de herbicidas, pesticidas e químicos em geral, tem como princípio o equilíbrio microbiológico do solo. A maior parte de seus vinhedos tem cerca de 40 anos de idade e além de cultivar as tradicionais Chardonnay, Pinot Noir, e Pinot Meunier também possui variedades ancestrais da região de Champagne a saber: Arbane, Petit Meslier e Pinot Blanc.
PRODUÇÃO E GUARDA
Sua vinificação e natural, com fermentações espontâneas sem nenhuma filtração ou colagem nos vinhos, pouco intervencionista. Utiliza grandes barricas de madeira e cubas de aço. Por se considerar um “champenois” busca representar a essência de cada terroir em seus diferentes couvée.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO – O espumante provado e considerado “de entrada” com uvas provenientes de sete villages distintas. Palha translucido, perlage intensa e minúscula. Olfativamente trazendo frutas cítricas, casca de limão, maçã verde, giz, e toque de frutas secas como amêndoas. Na boca acidez cortante, mousse cremosa rápida, leve tanicidade, final de boca direto, acido, super refrescante.
Avaliação – 3,5
#Clarets #Agrapart #Champagne #Chardonnay #PinotNoir #VindeFrance #VelhoMundo #Bolhas #Vino #Vinho #Wine