1 de Outubro de 2021
Variedade: Tempranillp, Graciano e Mazuelo
Origem: Rioja – Espanha
Álcool: 13,5%
Este título merece uma rápida explicação, a alguns anos atrás tínhamos um grupo de amantes de vinhos tradicionais no whats up, e por muitas vezes brincávamos com o fato dos rotulos deste vinho nos remeterem ao personagem da TV, o Pedro de Lara. Mesmo em outras confrarias o apelido pegou e até hoje continuamos a usar seu apelido. Nesta semana que está se encerrando eu e Liliana decidimos tirar uns dias de descanso e fomos descansar em um ótimo Hotel no interior de são Paulo e como sempre preparei minha malina de vinhos e dentre os vinhos escolhidos não podia faltar o Pedro de Lara ( Um Gran Reserva 2008). Para quem não conhece a Bodegas Faustino é o Rioja mais vendido no mundo. Sua história começa a 160 anos arás quando Eleuterio Martines adquire um casarão e seus vinhedos em Oyón na Rioja Alavesa. Mas o nome só se torna conhecido na segunda geração quando seu filho Faustino decide engarrafar e vender vinhos com sua marca em 1930 sendo seus primeiros rótulos Campillo, Viña Parrita, Santana e Famar. A marca Faustino só surge 30 anos depois já na terceira geração da família. A vinícola possui hoje 4 vinhedos totalizando 650 hectares plantados com as variedades Tempranillo, Graciano, Mazuelo, Garnacha Tinta, Chardonnay, Viura, e Garnacha Blanca.
Preço: R$ 360 para a safra 2009 na vinhobr.com.br
Pois bem o vinho que tomei foi o Don Faustino I Gran Reserva 2008 – Um corte de Tempranillo, Gracino e Mazuelo com passagem de 26 meses em barricas americanas e francesas, e 13,5% de álcool – Granada média concentração, halo de evolução. Olfativamente complexo, frutas vermelhas maduras, violetas, toque lácteo especiarias, balsâmico, e tostado. Na boca vibrante, suculento, ótima acidez, taninos domados, corpo médio, persistência longa, retrogosto confirmando o olfativo, com ótimo potencial gastronômico.
Costumo abrir grandes Riojas Reserva e Gran Reserva com mais de 20 anos de guarda, mas sempre levando em consideração o Produtor e a safra. Achei que este pela safra de 2008 não ser considerada TOP estando por volta de 8 pontos contra 10 máximo e produtor ser muito confiável, mas seus vinhos serem menos longevos do que outros poucos produtores, o exemplar estaria no ponto, e digo que não me dei mal, deixei o da safra 2001 para outro momento. Saúde